Jogos de Tóquio

População pede adiamento

80% dos japoneses são a favor do cancelamento ou adiamento das Olimpíadas de Tóquio, diz pesquisa divulgada pela agência local Kyodo News.

Kanoa Igarashi será um dos representantes do Japão nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Cerca de 80% dos japoneses acreditam que as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, em julho e agosto, deveriam ser canceladas ou remarcadas, segundo pesquisa da Kyodo News publicada no último domingo (10) e divulgada pelo site GE.

A consulta feita por telefone no fim de semana foi conduzida enquanto o país asiático está lutando contra o aumento de novos casos de coronavírus, o que resulta em uma pressão sobre o sistema médico do país.

O resultado da pesquisa saiu no mesmo dia em que o Ministério do Saúde do Japão divulgou que outra nova variante do novo coronavírus foi encontrada no país. A nova cepa mutante, que é parcialmente semelhante a diferentes variantes relatadas no Reino Unido e na África do Sul, foi detectada em quatro pessoas infectadas que chegaram do Brasil, disse o ministério, segundo o jornal Japan Times.

Sem informações disponíveis sobre a transmissibilidade da variante recém-encontrada, se ela pode causar sintomas graves e se é ou não resistente a vacinas, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e outros órgãos estão conduzindo pesquisas detalhadas sobre a cepa do vírus.

Enquanto os casos aumentam, a preocupação da população japonesa cresce. Na pesquisa da Kyodo News , 35,3% dos japoneses pediram o cancelamento dos Jogos de Tóquio, enquanto 44,8% disseram que o evento deveria ser adiado novamente. Os jogos estavam programados para acontecer no ano passado, mas foram reprogramados devido à pandemia. A abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021.

A pesquisa também descobriu que 68,3% estavam insatisfeitos com as medidas do coronavírus implementadas pelo governo, enquanto 24,9% disseram que o governo lidou com a pandemia de forma adequada. Um estado de emergência de um mês foi declarado na última quinta-feira, cobrindo Tóquio e as cidades de Kanagawa, Chiba e Saitama, mas a medida foi foi considerado “tardia” por 79,2% dos entrevistados, enquanto quase 78% disseram que precisava ser expandido para outras áreas. O governo declarou anteriormente o estado de emergência cobrindo Tóquio e seis outras prefeituras no início de abril do ano passado e o expandiu para as 47 prefeituras do país no final daquele mês. Ele foi suspenso em etapas em maio, conforme os casos de vírus diminuíam.

A contagem diária de infecções por coronavírus no Japão no sábado ultrapassou 7 mil pelo terceiro dia consecutivo. No total, o Japão registrou até agora 3.805 mortes decorrentes da Covid-19, sendo 59 delas nas últimas 24 horas.

Exit mobile version