Pasa Games Panamá

Felipe Rodríguez é destaque

Primeiro dia de competição define os semifinalistas das categorias SUP Surf no Pasa Games Panamá 2022.

0
Felipe Rodríguez é o melhor atleta do dia no SUP Surf Men.

Com excelentes condições no mar, começaram na última segunda-feira (8) as disputas dos PASA Games Panamá 2022, a décima quinta edição dos Jogos Pan-Americanos de Surf da Associação Pan-Americana de Surf (PASA).

Este evento de surfe de estilo olímpico acontece nas ondas da Playa Venao, na província de Los Santos, Panamá.

Os atletas da categoria SUP Surf (paddle board) deram uma largada emocionante à disputa pelas medalhas e pelo troféu de Campeão Pan-Americano.

Os critérios avaliados pelos juízes desta categoria são empenho e grau de dificuldade, manobras progressivas e inovadoras, combinação de manobras grandes, velocidade, força e fluidez dos movimentos do atleta e o uso do remo como ferramenta para conseguir manobras mais radicais.

Com base nesses elementos, cada atleta recebe entre 0,1 a 10 pontos, de acordo com seu desempenho na onda, e tem até 20 minutos para pegar suas ondas. Ao final, somará suas duas maiores pontuações individuais de onda.

Nestes Jogos da PASA, em cada bateria da competição, avançam os dois primeiros lugares, enquanto e o terceiro e quarto colocados são eliminados do evento.

Luiz Diniz representa o Brasil.

Os melhores atletas do dia

A categoria SUP Surf Women foi a primeira a entrar na água. A melhor atleta do dia foi a peruana Vania Torres, que em sua bateria somou 14,67 pontos graças à soma de suas duas melhores ondas: 7,76 e 7,00.

Torres venceu Estela López, do Chile, que somou um total de 5,53 pontos, e Kelly Prada, da Venezuela, com um total de 1,93 pontos, despedindo-se assim do evento.

Outros destaques do dia nesta categoria foram Aline Adisaka, do Brasil, com um total de 13,66 pontos, e Lucía Cosoletto da Argentina, com um total de 12,26 pontos.

Semifinais femininas do SUP Surf

Semi 1
Aline Adisaka (Brasil)
Lissete Prado (Equador)
Gabriela Sztamfater (Brasil)
Karen Jacobson (México)

Semi 2
Vânia Torres (Peru)
Lucia Cosoleto (Argentina)
Natalia de la Lama (Argentina)
Nimsay Garcia (Porto Rico)

Na categoria SUP Surf Masculino, o mexicano Felipe Rodríguez foi o melhor atleta nas duas fases disputadas até o momento nesta categoria.

Rodríguez somou uma pontuação total de 16,67 pontos graças às suas excelentes ondas individuais de 9,00 e 7,67 pontos, e derrotou Leonardo Gimenes, do Brasil, que somou 13,16 pontos, e Maxi Prenski, da Argentina, que se despediu do evento com uma pontuação total de 6,07.

Outros destaques do dia foram Tamil Martino, do Peru, que somou 13,6 pontos, e Luis Diniz, do Brasil, que somou 12,9 pontos.

Semifinais SUP Surf Masculino

Semi 1
Dave de Armas (porto-riquenho)
Felipe Rodríguez (México)
Luís Diniz (Brasil)
Gerônimo Roger (Argentina)

Semi 2
Tamil Martino (Peru)
Max Torres (porto-riquenho)
Franco Bond (Chile)
Leonardo Gimenes (Brasil)

Os Jogos PASA Panamá 2022 continuam nesta terça-feira (9).