Paris 2024

Jeremy Flores na linha de frente

Ex-top do CT, francês Jeremy Flores publica relato da situação da torre de julgamento dos Jogos Olímpicos 2024 em Teahupoo, Taiti.

Teahupo'o, Tahiti.

Teahupo'o, Tahiti.

No começo do mês de dezembro, a ISA soltou uma declaração oficial sobre o polêmico desenvolvimento da torre de julgamento no Taiti, Polinésia Francesa, para os jogos Olímpicos Paris 2024.

Jeremy Flores, ex-top do CT, que é francês de Ilhas Reunião, foi até as suas redes sociais para falar sobre a situação. Segundo a Surfer, o clima está tenso desde que uma embarcação colidiu com um recife perto de Teahupoo, o que danificou alguns corais.

Flores começa relatando a posição de dois surfistas taitianos, Vahine Fierro e Kauli Vaast, que se classificaram provisoriamente para à Paris 2024. “Só para deixar claro, os atletas locais, principalmente Vahine e Kauli que moram lá, estão na primeira fila desde o início, participando de reuniões, fazendo com que as Olimpíadas entendam a gravidade da situação”, escreve Flores.

“Eles têm levantado a voz internamente desde o início de tudo isso. Os taitianos estão ofendidos pela falta de respeito pelo nosso lugar sagrado”, continua. “É o nosso templo. É uma crença espiritual, encarnação viva da nossa herança e da nossa terra ancestral”.

Jeremy também aborda algumas das críticas de que os próprios surfistas qualificados às Olimpíadas não estão fazendo o suficiente.

“Não é responsabilidade dos ‘atletas olímpicos’ ter que lidar com as decisões do governo”, expõe. “Prefiro ver todas as grandes organizações de surfe levantarem a voz para encontrar as melhores soluções, em vez de pressionarem os surfistas. As associações em Teahupoo estão fazendo um excelente trabalho para garantir que o lugar seja respeitado e que suas vozes sejam ouvidas”.

Por fim, Flores explica que “tem estado em contato constante com os governos nos últimos meses. É uma situação muito complexa. Há muito mais acontecendo nos bastidores. Farei questão de sempre dar minha opinião honesta. Vamos manter tudo saudável e o diálogo aberto”.

Amigo de longa data de Flores, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater foi direto aos comentários. “Bem dito”, afirmou Slater.

Fonte Surfer

Exit mobile version