Paralimpíadas

ISA quer surfe em 2028

ISA tenta incluir para-surfe no programa de esportes dos Jogos Paralímpicos de 2028 em Los Angeles (EUA).

0
ISA trabalha para incluir o para-surfe nas Paralimpíadas de 2028.

Após a estreia bem-sucedida do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o presidente da Associação Internacional de Surfe (ISA) Fernando Aguerre destaca a busca e a ambição da ISA de ver o para-surfe incluído no programa de esportes dos Jogos Paralímpicos.

A ISA inscreveu anteriormente a modalidade nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas não teve sucesso. Com os Jogos em 2028 em Los Angeles (EUA) como a próxima oportunidade em potencial para adicionar novos esportes ao programa, a ISA tem como objetivo repetir a estreia histórica do surfe olímpico no palco paralímpico.

De 6 a 11 de dezembro, a ISA realizará a sexta edição do 2021 Pismo Beach World Para Surfing Championship, organizado pela AmpSurf, uma força motriz por trás do crescimento e desenvolvimento global do esporte, particularmente no nível de competição de elite. Desde o início do evento em 2015, a participação de atletas mais do que dobrou no evento, com a edição de 2020 recebendo 133 atletas de 22 países em todos os 5 continentes.

O Campeonato Mundial de para-surfe estimulou o crescimento do esporte em toda a rede global de membros da ISA, com novos programas populares surgindo em países como Austrália, Brasil, Chile, Costa Rica, França e África do Sul, para citar alguns.

“Depois de testemunhar a emoção e a juventude que o surfe injetou nos Jogos Olímpicos, estamos mais motivados do que nunca para continuar pressionando pela inclusão do para-surfe nos Jogos Paralímpicos. Sabemos que pode oferecer o mesmo envolvimento muito positivo e impactante que o surfe trouxe para Tóquio 2020″, disse Fernando Aguerre, presidente da ISA.