Jogos Pan-Americanos

Surfe entra em cena

Disputas do surfe e longboard nos Jogos Pan-Americanos de Lima começam nesta segunda-feira (29) em Punta Rocas, Peru.

0
Delegação brasileira durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na última sexta-feira (26), em Lima.

A tão esperada estreia do surfe nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 acontece nesta segunda-feira (29) nas famosas ondas de Punta Rocas, Peru. O esporte agora olímpico foi incluído na programação do Pan, que também contará com disputas no Longboard, SUP Wave e SUP Race.

Estão previstos sete dias de competição, até 4 de agosto, quando serão definidas as primeiras medalhas de ouro do evento e os primeiros atletas elegíveis para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade Surfe.

O primeiro dia de baterias terá o surfe e o longboard no masculino e feminino e o “Time Brasil” contará com Robson Santos e Karol Ribeiro nas pranchinhas e Chloé Calmon e Wenderson Biludo nos pranchões. Luiz Diniz e Nicole Pacelli, do SUP Wave, entram no mar na terça-feira (30), enquanto que Lena Ribeiro e Vinnicius Martins, do SUP Race aguardarão até o último dia, para uma prova única, já valendo medalhas.

Os oito brasileiros garantiram as vagas no PASA Games também em Punta Rocas, point break conhecido mundialmente por sua qualidade de ondas. Vale destacar que os Jogos Pan-Americanos figuram como o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas, que terá em Tóquio também a estreia do surfe. O SUP race também havia sido proposto pela International Surfing Association (ISA) para inclusão em Tóquio 2020, mas só o surfe foi aceito.

No Peru, o Time Brasil conta com o apoio de médico, fisioterapeuta, chef de cozinha e até advogado, uma vez que a sede do surfe fica distante da Vila Olímpica. A equipe brasileira tem os técnicos Gabriel Macedo, no surfe, e Américo Pinheiro, no SUP.

Os atletas demonstram confiança para boas performances. “Vim aqui em busca da medalha de ouro e é uma honra poder representar o Brasil nesse primeiro evento do surfe no ciclo olímpico”, afirma Robson Santos.

“Estamos todos muito motivados em busca de medalha e é uma honra e um sonho se realizando fazer parte do Time Brasil nesse momento histórico”, destaca Chloé Calmon, atual líder do ranking mundial de longboard da WSL.