Estado de emergência

Japão amplia condição

Estado de emergência é prorrogado em Tóquio, mas presidente do comitê organizador diz que isso não afeta a realização das Olimpíadas em julho.

0
Shun Murakami é um dos representantes do surfe japonês nos Jogos de Tóquio.

Primeiro Ministro do Japão, Yoshihide Suga declarou nesta terça-feira (2) a prorrogação do estado de emergência em Tóquio e em outras dez prefeituras por mais um mês além do previsto, ou seja, no mínimo até 7 de março.

Apesar da manutenção das restrições, o presidente do comitê organizador mantém a realização das Olimpíadas em julho. “Nós vamos receber as Olimpíadas, independentemente de como a situação do coronavírus estiver (…) Nós devemos considerar novas formas de receber as Olimpíadas”, disse o presidente do comitê, Yoshiro Mori.

A pressão econômica para manter os Jogos é gigantesca, uma vez que o Japão investiu cerca de R$ 80 bilhões para receber o evento. Deste montante R$ 12 bilhões são apenas custos do adiamento e das medidas que devem ser tomadas para criar um ambiente seguro em meio à pandemia de Covid-19.

Na segunda-feira, a imprensa japonesa revelou ainda que proprietários de apartamentos na Vila Olímpica entraram na Justiça buscando direitos pelo atraso na entrega das chaves. Eles pleiteiam indenizações por este ano extra de espera por suas casas.

Nesta terça, Tóquio registrou 556 novos casos de infecção por coronavírus. Na segunda-feira tinha registrado 393, número mais baixo no mês e bem menor do que o pico de 2447 casos registrados no dia 7 de janeiro, quando o estado de emergência foi declarado.

“O número nacional de infecções está caindo, mas precisamos continuar assim e reduzir o número de pacientes hospitalizados em condições séries”, disse o Primeiro Ministro Suga.

Desta vez o estado de emergência não é tão severo quanto o imposto no ano passado, mas estão mantidas as restrições para viajantes estrangeiros não residentes no país – o que inclui atletas e comissões técnicas.

Esta situação gerou o adiamento do pré-olímpico de Nado Artístico, que seria o primeiro evento-teste para os Jogos no ano. A competição seria realizada de 4 a 7 de março e agora será de 1º a 4 maio, no Centro Aquático Olímpico de Tóquio.

Fonte GE