Olimpíadas

Mudança em mente

Dirigente do COI sugere que o surfe nos Jogos Olímpicos seja sempre disputado no Taiti ou Havaí.

0
Havaí é um dos lugares citados pelo ex-campeão olímpico Guy Drut.

Dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o francês Guy Drut sugeriu que o surfe seja sempre disputado em lugares como Taiti ou Havaí nas Olimpíadas.

O depoimento foi dado à emissora France Info. Drut, que também é ex-ministro do esporte da França, ainda aproveitou o momento para pedir uma revisão do projeto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“As provas de surfe poderiam ser sempre no Taiti ou Havaí, por exemplo, e as de canoagem slalom também deveriam ser fixas para não haver a necessidade de construir um rio artificial em cada edição”, disse o ex-campeão olímpico dos 110 metros com barreiras em Montreal 1976.

“É muito caro construir novos equipamentos para um evento que dura apenas três ou quatro dias. Você precisa manter a unidade de tempo com os Jogos Olímpicos, mas o local de ação pode variar”, ressaltou. Drut também defende que a pandemia deveria servir de exemplo para os Jogos Olímpicos se reinventarem.

“A crise pela qual estamos passando terá um impacto profundo nas nossas rotinas, modo de vida, economia e sociedade em geral. Ela não pode e não deve deixar de afetar a necessidade urgente de nos reinventarmos. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos não são exceção neste novo contexto”, frisou.

Para Paris 2024, as ondas de Teahupoo, no Taiti, já foram escolhidas como sede do surfe. Em 2028, a cidade de Los Angeles receberá os Jogos, fazendo do Havaí um candidato viável, já que o arquipélago pertence aos EUA.