Jogos Pan-Americanos

Largada em Punta Rocas

Robson Santos, Karol Ribeiro, Wenderson Biludo e Chloé Calmon avançam ao segundo round dos Jogos Pan-Americanos em Punta Rocas, Peru.

Robson Santos crava os recordes do primeiro dia no surfe masculino.Latinwave
Robson Santos crava os recordes do primeiro dia no surfe masculino.

Um dia histórico para o surfe e mais uma vez o Brasil em destaque. A modalidade fez a sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nesta segunda-feira (29) e os brasileiros asseguraram vitórias em suas primeiras apresentações nas ondas de Punta Rocas.

Paulista de São Sebastião, Robson Santos venceu o equatoriano Israel Barona com direito a melhor onda até o momento, 7.50, e a maior média da categoria, 14.50 pontos de 20 possíveis. Já Karol Ribeiro, de Cabo Frio, superou a panamenha Enilda Alonso, numa decisão apertada, 8.90 a 8.77. Os dois atletas já avançaram para o Round 2.

“Consegui competir bem, consegui me sair bem e agora vamos para cima. Me deu confiança”, vibra Robson, falando da ansiedade da estreia do surfe. “Sempre bate o nervosismo, mas o importante é manter a calma, fazer o que a gente treinou. Só entrar na água e surfar, esquecer o que tem em volta. A partir disso, as coisas fluem melhor”, complementa.

Karol também falou da vitória no primeiro round. “Estou muito feliz em estar aqui, na estreia do surfe. Não consegui surfar 100% ainda, mas na próxima vou me soltar mais”, diz a surfista.

Chloé Calmon arranca 8.00 pontos em sua bateria e avança em primeiro.

Outros dois representantes do Brasil, Chloé Calmon, do Rio de Janeiro, e Wenderson Biludo, mais um talento de São Sebastião, também entraram no mar nesta segunda-feira e fizeram bonito na categoria longboard.

Biludo avançou em segundo na disputa vencida pelo argentino Surfiel Gil e continua na briga pelo ouro. Terceiro colocado, o chileno Rafael Cortez caiu para a repescagem.

Já Chloé, atual líder do ranking da WSL, somou 8.00 pontos em sua melhor onda e não tomou conhecimento da norte-americana Tiare Thompson e da venezuelana Mariana Bermúdez, também carimbando o passaporte à segunda fase da chave principal.

A equipe brasileira em Punta Rocas ainda conta com Lena Ribeiro, de Arraial do Cabo (RJ), e Vinnicius Martins, de Búzios (RJ), no SUP Race.

Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, acompanhou as disputas do surfe pessoalmente em Punta Rocas e conheceu de perto toda a grande estrutura criada para a competição. Vale lembrar que o surfe fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No Pan, estão previstos sete dias de disputas, até o dia 4 de agosto.

Exit mobile version