ISA World Games

Vagas olímpicas em jogo

ISA World Surfing Games em El Salvador vai definir os 12 últimos classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

El Salvador sedia nova edição do Mundial da ISA.

Último evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games acontece entre os dias 29 de maio e 6 de junho nos picos de El Sunzal e La Bocana, em El Salvador.

Serão definidas as 12 últimas vagas para as Olimpíadas – sete para as mulheres e cinco para os homens. Dos 40 surfistas que vão competir em Tóquio, 28 já estão elegíveis pelo Championship Tour de 2019, ISA Games 2019 e Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

A seleção brasileira vai defender o título por equipes e já está escalada com Italo Ferreira, Silvana Lima, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Julia Santos.

Italo foi medalhista de ouro no último Mundial, disputado em 2019 no Japão, enquanto Silvana ficou com a prata. Ao lado de Medina e Tatiana Weston-Webb, eles também já estão garantidos em Tóquio.

O ISA World Surfing Games de 2021 também espera receber outros 200 atletas, de mais de 50 países. “Finalmente chegou o momento de definir os últimos surfistas olímpicos. Tem sido uma época desafiadora em todo o mundo, mas agora podemos ver a luz no fim do túnel”, afirma Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Com prioridade para segurança dos atletas, a ISA e o governo de El Salvador reforçaram as diretrizes de saúde que serão implementadas. O plano inclui o protocolo de teste da Covid-19, redução de pessoal no local, medidas de biossegurança e procedimentos de entrada e saída em El Salvador, dentre diversas outras precauções.

“Estamos muito satisfeitos com o empenho de nossa equipe e do governo de El Salvador na implementação do plano de saúde e biossegurança. Temos consultado especialistas em saúde, internos e externos, para garantir que estamos criando um ambiente seguro para todos os participantes do evento”, completa Aguerre.

Famosos picos de surfe em El Salvador, La Bocana e El Sunzal vão abrigar a competição. La Bocana é uma onda de boca de rio, sendo uma das mais consistentes da região. Além disso, é uma das poucas esquerdas do país. Já El Sunzal é uma cobiçada direita que quebra sobre um fundo de pedra.

La Bocana:

YouTube video player

El Sunzal:

Guia de El Salvador:

Exit mobile version