Parasurfe

Figue Diel é campeão mundial

Surfista de Balneário Camboriú (SC) conquista título de campeão mundial de Parasurfe, na Califórnia (EUA)

Elias “Figue” Diel, ISA World Para Surfing Championship 2021, Prismo, Califórnia (EUA)

Elias “Figue” Diel, ISA World Para Surfing Championship 2021, Prismo, Califórnia (EUA)

É ouro! O atleta Elias “Figue” Diel conquistou o título de campeão mundial de parasurfe no sábado (11), após liderar a categoria Masculino VI1 durante o ISA World Para Surfing Championship, realizado na Praia de Pismo, na Califórnia (EUA). Figue é surfista representante de Balneário Camboriú (SC), pela Fundação Municipal de Esportes, e integrou o Time Brasil pela Confederação Brasileira de Surfe (CBS).

A bateria final da categoria VI1, em que disputam surfistas com deficiência visual total, foi acirrada, com boas ondas e muita emoção. Caíram na água para a final os quatro surfistas que receberam as melhores pontuações durante a semana do campeonato: Figue Diel (Brasil), Kirk Watson (Austrália), Ben Neumann (Alemanha) e Aitor Francescena (Espanha).

Figue levou o título em uma final emocionante. Subiu no pódio em primeiro lugar com pontuação final de 14,07, seguido dos adversários Kirk Watson (12,7), Ben Neumann (9,74) e Aitor Francescena (8,5). “Tem sido gratificante compartilhar este momento com a família, os amigos e todos que estavam na torcida. Agradeço aos patrocinadores que acreditam no surfe como potencial transformador de vidas”.

Um acidente de carro aos 16 anos fez Figue aposentar temporariamente a prancha de surfe. O atleta voltou a surfar 17 anos depois do acidente, que o deixou cego, a partir do incentivo dos amigos. No Campeonato Mundial e nos treinos diários nas praias de Santa Catarina, quem o acompanha na água é o surfista Bruno Barbieri.

“Estamos muito felizes com o resultado dos treinos e da dedicação. Essa emoção é o tempero da vida. Fazemos o nosso melhor dentro e fora da água, conscientes dos nossos papéis para nos mantermos tranquilos em relação ao resultado, que é sempre um presente de Deus”.

Figue tem apoio e patrocínio de grandes marcas da região: Portonave, Santacosta, Lora Surfboards, Chiclete Trunk, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Oceanic Aquarium e Ashvatta Yoga.

O Campeonato Mundial de Parasurf é realizado pela Associação Internacional de Surf (ISA) e organizado pela AmpSurf, reunindo atletas adaptados do mundo todo. Os surfistas são reunidos em categorias esportivas de acordo com as deficiências semelhantes. O júri avalia tanto as manobras como a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos atletas.

Conheça um pouco sobre a história de Figue

Figue perdeu a visão aos 16 anos após um acidente de carro. As lesões nos olhos, causadas pelos fragmentos do vidro do pára-brisa, levaram à cegueira total. O jovem gaúcho que surfava em Torres (RS) desde moleque sofreu ao deixar de ver as ondas.

Procurou nos esportes uma maneira de seguir acreditando que a vida é o nosso maior presente. Figue é faixa preta em jiu-jitsu e escalador de rochas, considerado como o primeiro deficiente visual a escalar no Yosemite National Park, na Califórnia.

Descobriu o yoga em 1998, quando começou a praticar Hatha Yoga. Hoje é professor e ministrante de palestras sobre a importância da prática na busca do equilíbrio pessoal. “A felicidade pode ser vivida e experienciada por cada um de nós, agora. Porque é exatamente o que todos nós somos: felicidade”.

Junto ao pai, João Nirto Diel, reativou a escola de cães guia Helen Keller, em Balneário Camboriú (SC), na intenção de proporcionar a outros cegos a oportunidade de ter um cão guia.

A maturidade e o autoconhecimento físico, mental e intelectual proporcionaram algo que antes parecia impossível: voltou a surfar sem a visão, a sentir a onda. Reencontrou no surf a fonte da juventude e de inspiração para continuar com o sorriso no rosto. Viajou para o Chile, Peru, Califórnia, El Salvador, Costa Rica, Cabo Verde e Indonésia em busca das ondas perfeitas.

Se consagrou Campeão Mundial de Parasurf em 2021, durante o ISA World Para Surfing Championship, na Califórnia. Participou das edições de 2016, 2017, 2018 e 2020, conquistando três vezes o vice-campeonato.

Exit mobile version