Mundial de Parasurfe

Figue Diel é campeão no Havaí

Surfista brasileiro cego vence etapa inaugural do Circuito Mundial de Parasurfe Profissional em Waikiki, Havaí.

0
Figue Diel é o atual campeão mundial da modalidade.

É ouro no Havaí! No último sábado (11), o surfista brasileiro Elias “Figue” Diel conquistou a primeira colocação no Hawaii Adaptive Surfing Championships, no pico de Queen’s Beach, em Waikiki, berço do surfe a nível global.

Figue foi campeão na categoria “deficientes visuais totais”, junto ao guia Bruno Barbieri, que o acompanhou na água. Surfista e morador da Praia Brava, em Itajaí (SC), o atleta é o atual campeão mundial de parasurf na mesma categoria.

A primeira bateria aconteceu na sexta-feira (10), uma disputa entre os surfistas cegos Figue Diel (Brasil), Joshua Loya (Estados Unidos) e Aitor Francesena (Espanha). O atleta brasileiro levou as duas melhores pontuações, somando 12.13 pontos contra os 7.83 de Aitor e 1 de Joshua. Já no sábado (11), a final foi com celebração brasileira no pódio. Figue alcançou a primeira colocação com 11.8 pontos, superior aos 1.27 do surfista espanhol e aos 4.8 do estadunidense.

O evento teve a energia de um dos lugares mais épicos da história do surfe e da cultura de praia: Waikiki, na costa Sul da ilha de Oahu. As ondas lentas, longas, a água cristalina e o cenário verde exuberante deram o tom nos quatro dias de competição. “Foram dias desafiadores e muito alegres no Havaí. É uma onda diferente do nosso habitual. Surfar em um pico fora de casa nos exige ainda mais atenção e foco nas nossas ações. A atitude é a mesma: cumprir o papel com responsabilidade, honestidade e alegria. Afinal, curtir a vida é o nosso propósito”, comenta Figue.

A competição foi a etapa inaugural do Circuito Mundial de Parasurf Profissional, que classifica os atletas para o Campeonato Mundial. Os resultados das próximas etapas podem garantir a vaga do brasileiro em mais uma edição do evento internacional, previsto para dezembro de 2022, na Califórnia (EUA).

No ano passado, Figue se consagrou campeão mundial de parasurf, título que batalhou para conquistar. O surfista perdeu a visão aos 16 anos em um acidente de carro. Os machucados nos olhos causados pelos fragmentos do vidro do pára-brisa levaram à cegueira total. Somado ao esforço individual e ao compromisso com o esporte, a participação da equipe neste campeonato se torna possível por meio de parcerias com marcas da região que apoiam o parasurfe: Santacosta, Portonave, Lora Surfboards, Ashvatta Yoga, Oceanic Aquarium, Rockfeller Balneário Camboriú, Nutricionista Mariá Barboza, Nutri Point BC e Sintonia Pharma.