Dr. Lee Rice

ISA cria comissão médica

International Surfing Association (ISA) forma comissão médica com foco no combate à Covid-19.

0
Comissão é presidida pelo Dr. Lee Rice, norte-americano com mais de 30 anos de experiência em medicina esportiva profissional e olímpica. Protocolo para Covid-19 é prioridade.Reprodução / Life Wellness Institute
Comissão é presidida pelo Dr. Lee Rice, norte-americano com mais de 30 anos de experiência em medicina esportiva profissional e olímpica. Protocolo para Covid-19 é prioridade.

A International Surfing Association (ISA) anunciou a formação de uma comissão médica com o propósito de alertar os atletas sobre saúde pessoal, além de promover a atividade física e a proteção de atletas limpos em relação ao doping. A criação de um protocolo para a Covid-19 é prioridade antes da realização dos próximos eventos.

A comissão será presidida pelo Dr. Lee Rice, norte-americano com mais de 30 anos de experiência em medicina esportiva profissional e olímpica. Terá como demais membros: Chuck Davey (EUA), Thierry Durantel (FRA), Gonzalo Saldanha (POR) e Linda Hart (AUS). De acordo com a ISA, a comissão foi formada para cumprir os seguintes objetivos:

Garantir cuidados de saúde, serviços médicos e controle de doping em eventos e para atletas individualmente; informar atletas sobre prevenção de lesões e doenças, melhor condicionamento e recuperação mais rápida; conduzir a prática médica de acordo com as normas éticas mais elevadas por indivíduos e organizações responsáveis pela saúde dos atletas.

A ISA pretende ainda implementar novas tecnologias em cuidados com a saúde e antidoping, além de estimular a atividade física para melhorar a saúde da população em geral.

“Nós queremos tornar o mundo melhor ao promover a saúde e atividade física aos surfistas, e também para a população no geral. É provado que o surfe contribui integralmente para a felicidade e bem-estar. Então queremos garantir que estas qualidades terapêuticas sejam aproveitadas da maneira mais segura possível”, diz Fernando Aguirre, presidente da ISA.

Nas próximas semanas será realizado o primeiro encontro da comissão. Segundo a ISA, a prioridade será revisar os protocolos de segurança em relação à Covid para o El Salvador World Surfing Games, que acontecerá de 29 de maio a 6 de junho.