John John Florence está a uma bateria do título mundial. O havaiano surfou apenas duas ondas na primeira decisão masculina “Melhor de 3” do WSL Finals, venceu Italo Ferreira com virada perto do fim e largou na frente na luta pelo caneco de melhor da temporada. Brasileiro precisa vencer as duas próximas disputas para ser bicampeão mundial. Caso perca uma delas, o título vai para o havaiano, que será o melhor do mundo pela terceira vez. Duelo foi realizado em ondas com cerca de 1 metro nas séries em Trestles, Califórnia (EUA).
A primeira onda da primeira final dos homens foi surfada por Italo aos 10 minutos. O brazuca atuou de backside e abriu a apresentação com uma batida chutando a rabeta acima do lip. Ele ficou um pouco preso na espuma, mas voltou para a onda e bateu duas vezes para marcar 4.67 pontos. Aos 16 minutos o brasileiro decolou alto na direita e sumiu no meio da espuma na aterrissagem, porém apareceu em pé na prancha e completou a manobra. A performance valeu 7.33, nota que deixou John John na busca de 12 pontos para vencer a disputa.
O havaiano surfou pela primeira vez no duelo aos 19 minutos, logo depois de Italo errar um aéreo de backside. John John atuou de frontside, voou com reverse sem muita altura, depois executou duas rasgadas, duas batidas e um ataque numa junção pequena e espumada. A performance valeu 7.17 pontos e ele passou a necessitar de 4.84 para assumir a liderança.
Italo não demorou para reagir. Aos 23 minutos o brasileiro acelerou numa direita, voou alto e aterrissou de forma perfeita após uma rotação completa. A atuação valeu 8.00 pontos. John John passou a buscar 8.16 para ser líder do confronto.
John John usou a prioridade e surfou sua segunda onda a 3 minutos do fim. Ele decolou com reverse na direita, executou duas batidas e depois fez curvas sem expressão em partes cheias da onda. Italo usou a prioridade perto do fim e errou um aéreo. A bateria terminou e a nota do havaiano foi divulgada. Com 8.33 pontos ele pulou para a primeira posição e venceu a primeira disputa da decisão masculina.
WSL Finals 2024
Categoria Masculina
Bateria 1
Italo Ferreira (BRA) 15.47 x 14.83 Ethan Ewing (AUS)
Bateria 2
Italo Ferreira (BRA) 14.57 x 9.94 Jack Robinson (AUS)
Bateria 3
Italo Ferreira (BRA) 14.47 x 14.33 Griffin Colapinto (EUA)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Bateria 1
John John Florence (HAV) 15.50 x 15.33 Italo Ferreira (BRA)
Bateria 2
Italo Ferreira (BRA) x John John Florence (HAV)
Categoria Feminina
Bateria 1
Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.74 x 9.40 Molly Picklum (AUS)
Bateria 2
Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.77 x 13.17 Brisa Hennessy (CRI)
Bateria 3
Caroline Marks (EUA) 14.20 x 13.83 Tatiana Weston-Webb (BRA)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Bateria 1
Caroline Marks (EUA) 17.43 x 16.87 Caitlin Simmers (EUA)
Bateria 2
Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)