CT em Kalbarri

Locais recusam etapa

Surfistas locais repudiam ideia de Kalbarri, no oeste australiano, receber etapa do Championship Tour.

0
Futuro do Championship Tour segue totalmente indefinido no oeste australiano.

No fim de julho, a mídia australiana divulgou que a World Surf League pretende transferir a etapa do CT de Margaret River para Gnaraloo ou Kalbarri, também no oeste do país.

Mas, de acordo com o jornal The West Australian, o sonho de realizar o evento em Kalbarri, região conhecida pela beleza natural e vida marinha abundante, está bem longe de acontecer.

Isso porque, em reuniões privadas, locais e o clube Kalbarri Boardriders recusaram qualquer intenção de receber os Tops da elite mundial em Jake’s Point, uma esquerda oca que quebra sobre uma rasa bancada e considerada sagrada pelos locais.

“Em nome da National Surfing Reserves, podemos declarar que isso não é uma opção”, relata Brad Farmer, criador das Reservas Nacionais de Surf da Austrália, da qual Jake’s Point faz parte. “Seria muito ofensivo para qualquer um desafiar essa decisão ou levar o argumento adiante”, complementa Farmer.

Farmer afirma ainda que Jake’s Point foi nomeada Reserva Nacional porque é um “local sagrado” para os surfistas australianos – isto é, não foi “comercializado ou contaminado por nenhuma influência externa”.

Em 2010, o dirigente foi fundamental em colocar Jake’s Point como uma das 23 reservas nacionais australianas. “A posição dos surfistas locais deve ser respeitada pelo Estado e pela Surfing West Australia – que é impulsionada comercialmente, devo acrescentar”.

Jake’s Point foi nomeada Reserva Nacional porque é um “local sagrado” para os surfistas australianos.Chantae.com
Jake’s Point foi nomeada Reserva Nacional porque é um “local sagrado” para os surfistas australianos.

O futuro do Margaret River Pro foi colocado à prova em março, depois que dois surfistas foram atacados perto de Gracetown durante o evento, levando os organizadores a cancelar a competição.

Na época, vários Tops expressaram publicamente preocupações de segurança por causa da ameaça dos tubarões.

As agências estatais Tourism WA e Surfing WA têm acordo com a WSL para realizar o evento em 2019, mas o local do evento parece estar longe de ser decidido.

Farmer, que também fundou a Surfrider Foundation Australia e escreveu um guia de surfe local em 1986, ressalta que a área de Margaret River tem uma infinidade de picos de classe mundial.

“A World Surf League está argumentando que eles (picos) não são bons o suficiente. Isso é um absurdo ”, disse ele. “Eles (os organizadores) precisam fazer as malas, voltar para Margaret River, ou ir para o plano B, que é provavelmente Gnaraloo (cerca de 550 km ao norte de Kalbarri).”