Surf Ranch Pro

Lucas ligado na piscina

Reforço brasileiro no Surf Ranch Pro, Lucas Vicente fala com exclusividade ao Waves, conta como entrou nos EUA, o que já sabe sobre a onda e muito mais.

0
Lucas Vicente é o atual campeão mundial Pro Júnior. Última edição do WSL Junior Championships aconteceu no ano de 2019 em Jinzun Harbor, Taiwan.

O campeão mundial Pro Júnior de 2019 da WSL está atento ao Surf Ranch, palco da próxima etapa do Tour da elite do surfe mundial. Lucas Vicente participará pela primeira vez de um evento entre os melhores surfistas do planeta, na prova que acontece entre os próximos dias 18 e 20 em Lemoore, na Califórnia (EUA).

Num papo exclusivo com o Waves, o catarinense contou como surgiu o convite da WSL e como foi o trâmite para entrar nos Estados Unidos. Lucas também falou sobre equipamento para a competição e sobre as informações que tem das ondas do Surf Ranch.

Como surgiu o convite e como foi o trâmite para entrar nos Estados Unidos?

No sábado da semana passada (5) meu manager disse que estava tentando a vaga e pediu a foto do meu passaporte, mas comentou que seria difícil, pois tínhamos pouco tempo para resolver muitas coisas.

No dia seguinte a WSL analisou minha questão e na segunda-feira informou que o wildcard era meu, mas eu precisaria de uma carta do governo e uma da WSL para entrar nos Estados Unidos, pois caso contrário eu teria que fazer a quarentena de 14 dias e assim não conseguiria ter tempo para competir no evento. A informação era que as cartas ficariam prontas entre 24 e 48 horas.

Durante a semana fui para São Paulo treinar na piscina de ondas da Praia da Grama, mesmo sem saber se competiria no Surf Ranch, e na quarta a tarde eu soube que as cartas tinham ficado prontas.

Minha equipe comprou a passagem e fui direto da piscina para o aeroporto. Cheguei aqui na Califórnia na quinta-feira. O voo foi tranquilo. Eu vim com o Grilo (Leandro Dora), pai do Yago (Dora), que me treinou durante uma época. Foi uma correria, tudo muito louco, meio difícil de digerir.

Lucas Vicente afia o backside durante uma sessão de treinos em Saquarema (RJ).

Você aproveitou a ocasião e tomou a vacina contra a Covid-19. Isso foi questão de oportunidade, já que nos Estados Unidos todos podem se vacinar, ou a WSL fez essa exigência?

Na verdade, eu já queria tomar a vacina e a WSL forneceria lá no campeonato, mas quando cheguei aqui nos Estados Unidos, no aeroporto eles já estavam oferecendo a vacina, porém a minha conexão era muito curta, então não consegui tomar.

Mas nesta sexta-feira a Sofia Toledo me levou para tomar a vacina, já que todas as farmácias estão aplicando, a única diferença é que em algumas tem que marcar horário. Consegui achar uma que poderia tomar sem marcar e tomei a primeira dose da vacina da Pfizer.

Deu tempo de preparar algum equipamento especial para as ondas do Surf Ranch ou você foi com o que já tinha no pé?

Eu levei uma prancha 5’6” normal do dia a dia para a piscina da Praia da Grama, além de uma biquilha. Essas eram as pranchas que eu iria usar lá e que eu trouxe para a Califórnia.

Como meu empresário já tinha me avisado no fim de semana passado da possiblidade de eu competir no Surf Ranch, eu falei como Alexandre Snapy, meu shaper, e ele conseguiu fazer uma prancha.

Ele fez o shape na segunda-feira e a prancha ficou pronta no fim de tarde de quarta. O Snapy entregou a prancha para os meus pais que levaram no mesmo dia para o aeroporto. Ele fez umas pranchas com pequenas adaptações novas para a piscina, que eu vou testar lá neste domingo (13) que é o primeiro dia de treinos no Surf Ranch.

Lucas Vicente em sua campanha vencedora do título mundial, no WSL Junior Championships 2019.

Você já tinha surfado em alguma piscina antes da Praia da Grama? E sobre o Surf Ranch, já pegou algumas informações sobre como surfar as ondas da melhor forma?

Eu nunca surfei no Surf Ranch. A primeira vez que surfei numa piscina foi na quarta-feira (9) na Praia da Grama. Foi uma experiência bem louca! Foi bom que coincidiu com minha vinda para a Califórnia e eu pude treinar um pouco.

O Jessé Mendes se propôs a me ajudar. Quando eu estava vindo pra cá, no aeroporto, ele me ligou e ficamos quase uma hora conversando e ele me deu vários toques de quando ele competiu, o que ela acha que errou, e o que ele estudou dos outros caras.

Nós vimos várias ondas no replay. Acredito que ele vá estar lá para me ajudar, me auxiliar um pouco. Agradeço muito essa ajuda que ele me deu, pois abriu bastante a minha mente.

Na quinta-feira a gente fez uma reunião e eu fiz perguntas para o Adriano (de Souza) e o Yago (Dora). Eles falaram que a onda é rápida… Mas é chegar lá, tentar entender o timming da onda, tentar saber onde manobrar certo, quais seções…

Mas independentemente de tudo, eu quero me divertir. Eu não tenho obrigação nenhuma, já provei tudo que teria que provar para as pessoas e sei do meu potencial. Eu treinei muito. Então só quero chegar lá, me divertir, e fazer tudo o que eu vim treinando, conseguir botar em prática e entender a onda o mais rápido possível.

Você já tem alguma estratégia?

Eu não tenho muita estratégia, acredito que o maior segredo do Surf Ranch, pelo que me falaram, é fazer a linha da onda perfeitamente, sem erro, que só ali você vai garantir uma nota. Além disso, muitos dos que perdem logo no início são os que não conseguem acertar a onda, acabam caindo ou ficando para trás, então primeiro eu quero acertar a onda e ir sentido como está o campeonato.

Lucas Vicente treina na Praia da Grama, em Itupeva (SP), antes de embarcar aos EUA.