Rio Pro

Previsão completa pra Saquarema

Confira a previsão detalhada das ondas para cada dia de janela do Rio Pro na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ), por Guilherme Aguiar, PhD em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ.

0
Rio Pro 2022, Itaúna, Saquarema (RJ)

O Rio Pro começou logo no primeiro dia da janela nesta quinta-feira (23), graças a um swell de Sul com tamanho decente (séries passando da altura da cabeça) e condições climáticas favoráveis durante todo o dia, especialmente no Point de Itaúna (palanque principal). Este swell deve continuar oferecendo surfe decente no Point nesta sexta-feira (24), com vento maral ganhando força entre o fim da manhã e o início da tarde. Também há chances de entrar vento Sudoeste forte.

Nessa altura, os mapas indicam que teremos mais ondulações de sul com bom tamanho para o fim de semana e início da próxima semana, mas, as condições climáticas podem ser um problema, especialmente na tarde de sábado e no domingo. Com swell suficiente para realizar a etapa até domingo, os ventos devem determinar quando teremos dias ON e dias OFF nesses quatro primeiros dias da janela do evento.

O que podemos dizer hoje é que o campeonato deve ser finalizado até terça-feira, ou antes. Mas, com as previsões de vento ainda divergindo bastante, é prudente não afirmar exatamente quando irão acontecer as finais.

Sobre o pico, de uma maneira geral, as previsões indicam que o campeonato deve ser realizado no Point, que está com o fundo muito bom, pois as previsões atuais não indicam uma condição significativamente melhor para a Barrinha a ponto de justificar uma mudança de palanque.

Dia 2: Sexta-feira, 24 de junho – ON provável pela manhã, e possível à tarde, dependendo da intensidade do vento maral.

Dia 3: Sábado, 25 de junho – pode haver uma janela curta de ventos favoráveis de manhã cedo, mas o maral não deve permitir muitas horas de campeonato.

Dia 4: Domingo, 26 de junho – tendência de OFF, mas, o maral pode amenizar em algum momento e permitir condições aceitáveis para ON (previsão ainda pouco confiável, com os modelos meteorológicos divergindo bastante)

Dia 5: Segunda-feira, 27 de junho – ON possível com o maral amenizando

Dia 6: Terça-feira, 28 de junho – ON provável se o campeonato não terminar antes

Yago Dora é um dos destaques do primeiro dia.

Previsão detalhada

Dia 2: Sexta-feira

Surf: Séries em torno de “1,5 m” (escala dos surfistas) com ocasionais maiores, diminuindo um pouco à tarde, devido ao antigo swell de sul amenizando lentamente (188 graus @12-13s).

Tempo/ventos: Ventos fracos em torno de norte (terral) nas primeiras horas, virando um maral (S/SE) fraco mais pro fim da manhã, ficando pouco mais forte à tarde. Porém, a entrada de um vento SO moderado não está fora de cogitação.
Maré: Cheia (1,0m) às 11:30h e vazia (0,4m) às 18:30h. Variação pequena, mas, aumentando.

Análise: Provável campeonato ON pela manhã, podendo continuar à tarde com um maral fraco e mar levemente encrespado. Porém, não será surpresa se o vento SO entrar e parar com campeonato à tarde. Quanto mais cedo iniciar, melhor. Depende das próximas atualizações.

Dia 3: Sábado

Surf: Séries em torno de “1 metrão” (escala dos surfistas) cedo pela manhã devido ao antigo swell de sul-sudoeste (SSO) com período curto (194 graus @10-11s) combinado a um novo swell de sul com período mais longo (188 graus @14-15s) em ascensão durante o dia. Possivelmente veremos séries chegando a “duas vezes a altura da cabeça” à tarde devido a este novo swell. A consistência deve aumentar ao longo do dia (surf mais devagar nas primeiras horas).

Tempo/ventos: Assim como na sexta, o dia pode amanhecer com ventos fracos e favoráveis em torno de NO, mas, ambos os modelos estão concordando que iremos ver o vento virar para maral (em torno de SO) e ganhar força rapidamente durante a manhã, ficando mais forte à tarde. A aproximação de frente fria deve mudar a cara do tempo, com aumento da nebulosidade e da possibilidade de chuva à tarde/noite.

Maré: Cheia (1,0m) às 12:10h e vazia (0,4m) às 19:10h. Variação pequena, mas, aumentando.

Análise: Pelas condições climáticas, possível dia OFF. No máximo ON por algumas horas caso inicie bem cedo e o surf não esteja muito devagar.

Dia 4: Domingo

Surf: Séries consistentes em torno de “1,5 a 2 metros” (escala dos surfistas) devido a um moderado swell de sul (S) com período médio (185 graus @12-13s).
Tempo/ventos: Maral (em torno de S/SE) moderado pela manhã. No decorrer do dia o vento pode perder força (modelo GFS) ou continuar moderado (modelo ECMWF). Céu nublado e possibilidade de chuva pela manhã.

Maré: Vazia (0,2m) às 07:20h, cheia (1,0m) às 12:55h, e vazia (0,4m) novamente às 20:10h. Boa variação pela manhã.

Análise: Possível dia OFF devido às condições climáticas. Mas, poderemos ter ventos mais fracos do que o previsto e condições aceitáveis em algum momento do dia.

Dia 5: Segunda-feira

Surf: Séries em torno de “1,5 a 2 metros” (escala dos surfistas) cedo pela manhã, diminuindo gradativamente durante o dia, devido ao antigo swell de sul (S) com período mais curto (184 graus @12s) em declínio.

Tempo/ventos: Modelos divergindo muito sobre os ventos. O modelo americano (GFS) prevê ventos mais favoráveis em torno de E, enquanto que o modelo europeu (ECMWF) prevê vento maral (S-SSE) o dia todo, mais fraco à tarde. Céu nublado, começando a limpar.

Maré: Vazia (0,1m) às 08:15h, cheia (1,0m) às 13:50h, e vazia (0,4m) novamente às 20:55h. Boa variação pela manhã.

Análise: Possíveis condições OK para o campeonato, com bastante swell e possibilidade de ventos melhores. Maré muito vazia e mar mais bagunçado devem prejudicar o surf no início. Depende das próximas atualizações.

Dia 6: Terça-feira

Surf: Séries em torno de “1,5 m+” (escala dos surfistas) devido ao antigo swell de sul (S) com período curto (185 graus @10-11s), amenizando durante o dia.
Tempo/ventos: Sol voltando, com vento terral/ladal (NE) fraco a moderado, virando lestada durante o dia.

Maré: Vazia (0,1m) às 09:00h, cheia (1,1m) às 14:40h. Variação grande.
Análise: Condições para campeonato ON no Point (vento pior para a Barrinha). Lestada e maré cheia devem prejudicar o surf à tarde.