Rip Curl Pro Portugal

Tops marcam presença

Candidatos ao título mundial participam de coletiva de imprensa do MEO Rip Curl Pro Portugal.

0
Julian Wilson, Gabriel Medina e Filipe Toledo posam com a taça da WSL.

Os três candidatos ao título mundial participaram da coletiva de imprensa do MEO Rip Curl Pro Portugal, na tarde desta segunda-feira, em Peniche.

Postulantes à taça, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Julian Wilson se juntaram a Frederico Morais, Ryan Callinan, Vasco Ribeiro e Miguel Blanco no Hotel MH Atlântico.

“Depois da França, estou empolgado em retornar à briga pelo título”, admite Julian. “E parece que seremos recebidos com boas ondas nas próximas semanas aqui. Acabei de chegar à cidade e vim direto para a coletiva de imprensa. Dirigi da França com a minha família. Estou muito cansado agora, mas os rumores sobre a previsão me deixaram animado. Vamos começar logo isso”, brinca o australiano.

Julian já venceu a etapa em 2012, batendo Gabriel Medina numa final polêmica, e foi derrotado pelo brasileiro na decisão do MEO Rip Curl Pro Portugal no ano passado.

“É ótimo estar de volta a Portugal”, diz Medina. “As ondas são realmente poderosas aqui. Meu objetivo é continuar liderando o ranking, mas estou levando esse evento com calma. Eu sei o que preciso fazer. Estou me concentrando em mim mesmo. Eu já estive nessa posição antes. Espero que tudo dê certo”, finaliza o brazuca.

Filipe Toledo tenta recuperar a lycra amarela da WSL.

Quem também já ergueu a taça da etapa lusitana foi Filipe Toledo, em 2015. Filipinho chega a Peniche sem a lycra amarela da WSL, perdida depois da queda prematura na etapa francesa, mas quer recuperar o posto.

“Supertubos é um beach break de sonho”, fala Toledo. “Quando as condições se alinham, há algumas seções aéreas perfeitas. Você pode ver todas as condições e todos os tipos de ondas em um dia. Neste momento da minha carreira, eu aprendo com minhas derrotas. No passado eu estaria muito envolvido em me questionar sobre o porquê. Aconteceu. Este ano, eu reconheci que às vezes não há nada que você possa fazer. Eu vou fazer o meu melhor aqui e ver o que acontece”, encerra o vice-líder do Tour.

Vencedor do QS 10.000 em Ericeira e vice-campeão do CT na França, o australiano Ryan Callinan chega embalado a Peniche e quer aprontar novamente diante dos Tops, mas mostra bastante tranquilidade.

“Eu adoro isso aqui”, disse Callinan. “Há tanta cultura e é tão diferente de casa. Realmente me permite desligar e parar de pensar um pouco sobre surfar. Tudo é realmente surreal agora”, elogia Ryan.

Gabriel Medina mostra tranquilidade para manter a liderança.

Único Top português na elite mundial, Frederico Morais quer comandar o ataque lusitano em casa e melhorar sua posição no ranking. No momento, Frederico ocupa a incômoda 22a posição no Tour.

“Eu não posso esperar para este campeonato começar”, diz Morais. “Quero pegar alguns tubos. Com todo mundo torcendo por mim, espero conseguir um resultado muito bom. Eu fico arrepiado andando até a água aqui. É o único lugar que eu sinto isso, então espero por isso o ano todo”, declara o português.

A etapa começa nesta terça-feira, às 3:45h (horário de Brasília). John John Florence, Kelly Slater e Caio Ibelli seguem fora devido a lesões. Joel Parkinson optou por não participar do evento. Os substitutos chamados pela WSL foram Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Vasco Ribeiro, melhor português no ranking do QS.

Samuel Pupo foi o wilcard escolhido pela Rip Curl e Miguel Blanco recebeu o convite da Moche / MEO.

Tops e wildcards se reúnem em Peniche.

Primeira fase

1 Owen Wright (AUS), Ezekiel Lau (HAV) e Ryan Callinan (AUS)
2 Jordy Smith (AFR), Yago Dora (BRA) e Keanu Asing (HAV)
3 Italo Ferreira (BRA), Frederico Morais (POR) e Wiggolly Dantas (BRA)
4 Julian Wilson (AUS), Connor O’Leary (AUS) e Vasco Ribeiro (POR)
5 Filipe Toledo (BRA), Tomas Hermes (BRA) e Miguel Blanco (POR)
6 Gabriel Medina (BRA), Patrick Gudauskas (EUA) e Samuel Pupo (BRA)
7 Wade Carmichael (AUS), Adrian Buchan (AUS) e Miguel Pupo (BRA)
8 Conner Coffin (EUA), Griffin Colapinto (EUA) e Joan Duru (FRA)
9 Kolohe Andino (EUA), Jeremy Flores (FRA) e Ian Gouveia (BRA)
10 Willian Cardoso (BRA), Sebastian Zietz (HAV) e Jessé Mendes (BRA)
11 Kanoa Igarashi (JAP), Adriano de Souza (BRA) e Matt Wilkinson (AUS)
12 Michel Bourez (PLF), Michael Rodrigues (BRA) e Michael February (AFR)

Cenários da briga pelo título mundial

Apenas Gabriel Medina pode conquistar o título em Peniche / Belgas. Filipe Toledo e Julian Wilson podem levar a decisão para o Havaí a depender da combinação de resultados.

– Caso Medina vença em Portugal, Toledo vai precisar passar pela terceira fase e Julian terá de chegar no mínimo às semifinais para que a decisão seja levada ao Havaí.

– Se Medina não for o vencedor da etapa em Portugal, a briga pelo titulo irá para o Havaí.

Veja mais fotos da coletiva de imprensa: