Rip Curl Pro Portugal

De olho na taça

Saiba como está a briga pelo título do Championship Tour.

0
Gabriel Medina é o único atleta que pode garantir a taça em Portugal.

O campeão do World Surf League Championship Tour 2018 pode ser definido na penúltima etapa da temporada, que começou nesta terça-feira em Portugal. O único com chance é o novo líder do ranking, Gabriel Medina, que precisa repetir a vitória no MEO Rip Curl Pro do ano passado para conseguir seu segundo título mundial por antecipação.

Mas, a decisão vai para o Havaí se, antes da final em Portugal, Filipe Toledo passar pela terceira fase ou Julian Wilson chegar às semifinais. Medina e Julian estrearam com vitórias na terça-feira, mas Filipe teve que passar pela repescagem e surfou o melhor tubo do dia em Supertubos para se classificar. Se vencer mais uma bateria, já adia a decisão do título para Pipeline.

Essa disputa centralizou as atenções no primeiro dia do MEO Rip Curl Pro Portugal, que terminou com oito brasileiros classificados para a terceira fase. Gabriel Medina estreou com a lycra amarela do Jeep Leaderboard com vitória, logo após o ex-líder Filipe Toledo ser mandado para a repescagem pelo catarinense Tomas Hermes.

Filipe Toledo precisa passar no mínimo mais uma bateria para levar a briga pelo título para o Havaí.

Foi a primeira vez que Medina competiu com a lycra amarela do Jeep Leaderboard este ano e ele ainda defende o título da etapa portuguesa.

“É muito bom estar vestindo a camisa amarela do Jeep Leader novamente”, disse Gabriel Medina, que recebeu grande apoio da torcida que encheu a praia na terça-feira. “Foi uma bateria muito difícil, então optei em ir em várias ondas e estou feliz por ter conseguido vencer. É ótimo estar de volta a Portugal e é incrível ver todo esse carinho e apoio do público aqui. Eles me fazem sentir como se estivesse surfando em casa e isso é muito bom”.

Assim como na França, Filipe Toledo teve que passar pela repescagem em Portugal e segue na disputa pela liderança do ranking com Gabriel Medina, que é fase a fase no MEO Rip Curl Pro, ou seja, ele precisa ficar à frente para recuperar a lycra amarela do Jeep Leaderboard.

Ambos já ganharam a etapa portuguesa, assim como o outro concorrente ao título, Julian Wilson, que ficou em segundo na final contra Medina no ano passado. A vitória de Filipe foi numa decisão brasileira com Italo Ferreira, que foi o primeiro brasileiro a vencer na terça-feira em Supertubos.

Terceira fase

1 Italo Ferreira (BRA) x Jessé Mendes (BRA)
2 Kolohe Andino (EUA) x Ezekiel Lau (HAV)
3 Jordy Smith (AFR) x Matt Wilkinson (AUS)
4 Conner Coffin (EUA) x Frederico Morais (POR)
5 Michel Bourez (PLF) x Michael Rodrigues (BRA)
6 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS)
7 Filipe Toledo (BRA) x Joan Duru (FRA)
8 Kanoa Igarashi (JAP) x Jeremy Flores (FRA)
9 Wade Carmichael (AUS) x Tomas Hermes (BRA)
10 Owen Wright (AUS) x Patrick Gudauskas (EUA)
11 Willian Cardoso (BRA) x Adrian Buchan (AUS)
12 Julian Wilson (AUS) x Ian Gouveia (BRA)