CT Feminino

Mulheres estreiam em Pipe

Pela primeira vez, etapa do CT Feminino acontece em Pipeline, Havaí; Tatiana Weston-Webb está na briga pelo título.

0
Carissa Moore já competiu em Pipeline, mas não em uma etapa válida pelo Championship Tour.© WSL / Cestari
Carissa Moore já competiu em Pipeline, mas não em uma etapa válida pelo Championship Tour.

Pela primeira vez na história, uma etapa feminina do Championship Tour será disputada nos tubos de Pipeline, ilha de Oahu, Havaí. Está confirmado o encerramento do Maui Pro apresentado pela Roxy no maior palco do esporte. Cinco surfistas terão este privilégio e a brasileira Tatiana Weston-Webb será a primeira a competir. A gaúcha enfrentará a californiana Sage Erickson na luta pela última vaga nas semifinais.

A chamada para este duelo é às 14 horas deste domingo (20) no fuso de Brasília, mesmo horário para os homens no Billabong Pipe Masters em memória a Andy Irons. A comissão técnica irá decidir os horários para cada categoria e qual entrará primeiro.

O Maui Pro apresentado pela Roxy abre a corrida pelo título mundial feminino e foi iniciado na semana passada na ilha de Maui. Em um único dia de competição nas ondas de Honolua Bay, foram realizadas quase quatro rodadas completas.

Tatiana Weston-Webb luta por uma vaga na semifinal.

Por falta de luminosidade, o confronto de Tatiana Weston-Webb com Sage Erickson, que fecharia as quartas de final, ficou para abrir o último dia. No entanto, o incidente com um tubarão que vitimou um freesurfer local, motivou a World Surf League a procurar outra praia para fechar esta primeira etapa no Havaí.

A escolha de Pipeline para sediar as finais foi anunciada pelo CEO da World Surf League, Erik Logan, na última quarta-feira: “É a primeira vez que uma etapa feminina do CT acontece em Pipeline. Estamos ansiosos por isso e por trazer mais igualdade de gênero para o surfe no Havaí”.

Se passar por Sage Erickson, Tatiana vai enfrentar a havaiana tetracampeã mundial Carissa Moore, na segunda semifinal do Maui Pro. A primeira foi formada nas ondas de Honolua Bay e será disputada pelas australianas Tyler Wright e Sally Fitzgibbons. As três ganharam as últimas baterias realizadas na ilha de Maui.

Maui Pro

Semifinais
1 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA) ou Sage Erickson (EUA)