Championship Tour

Domingo de decisão

Depois de surto de Covid-19 e ataque de tubarão, Billabong Pipe Masters e Maui Pro têm capítulo final neste domingo (20) no North Shore de Oahu, Havaí. Primeira chamada acontece às 14 horas (de Brasília).

0
Local de Pipeline, John John Florence é sempre favorito, mas nunca faturou a etapa do CT no seu quintal de casa.

Etapas iniciais do Championship Tour, o Billabong Pipe Masters e o Maui Pro serão encerrados neste domingo (20), em Pipeline, North Shore de Oahu, Havaí. A chamada para o possível início acontece às 14 horas (de Brasília), com o cronograma ainda a ser definido pela WSL.

Entre as mulheres, esta será a primeira vez que uma etapa da elite mundial é realizada na principal onda do North Shore. Isso porque um ataque fatal de tubarão a um free surfer em Honolua Bay inviabilizou a sequência da prova no famoso pico da ilha de Maui.

A brasileira Tatiana Weston-Webb e a californiana Sage Erickson brigam pela última vaga nas semifinais, que já contam com a havaiana e atual campeã mundial, Carissa Moore, e as australianas Tyler Wright e Sally Fitzgibbons. Quem vencer, larga na frente do ranking mundial de 2021.

Tatiana Weston-Webb participa da estreia do CT Feminino nas ondas de Pipeline.

Já no masculino, o Billabong Pipe Masters tinha a promessa de ser realizado em altas ondas, mas um surto de Covid-19 entre membros do staff da WSL obrigou a entidade a paralisar o evento por seis dias. Depois de muita conversa com as autoridades havaianas, a entidade conseguiu a permissão para continuar a disputa.

Três baterias das oitavas já foram realizadas e o round dos 16 melhores não começou bem para os brasileiros, com a eliminação de Peterson Crisanto e Caio Ibelli. Atual campeão do evento e dono do título mundial, Italo Ferreira está na luta por uma vaga nas quartas, assim como Gabriel Medina, Miguel Pupo e Jadson André.

De acordo com a previsão oficial, o domingo poderá ter ondas pouco maiores de 2 metros em Pipeline. A direção do swell é de noroeste, então os atletas vão ter oportunidades de surfar tanto para Backdoor, quanto para Pipeline. Isso se os ventos colaborarem.

A primeira chamada acontece às 14 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.

Pipeline é o cenário da etapa de abertura do CT 2021.

Billabong Pipe Masters

Oitavas de final

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 10.33 x 6.73 Peterson Crisanto (BRA)
2 John John Florence (HAV) 8.50 x 5.73 Matthew McGillivray (AFR)
3 Jordy Smith (AFR) 11.67 x 7.43 Caio Ibelli (BRA)
4 Kelly Slater (EUA) x Jack Robinson (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA) x Ryan Callinan (AUS)
6 Jeremy Flores (FRA) x Miguel Pupo (BRA)
7 Gabriel Medina (BRA) x Jack Freestone (AUS)
8 Jadson André (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)

Maui Pro

Semifinais

1 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA) ou Sage Erickson (EUA)