Medina x Italo

Os números do confronto

Dois últimos campeões mundiais, Italo Ferreira e Gabriel Medina já disputaram dez baterias em etapas do Championship Tour.

0
Em 2018, com Italo Ferreira derrotou Gabriel Medina nas semifinais da etapa de Portugal.

Uma decisão Brasil x Austrália vai definir o campeão do Rip Curl Rottnest Search, etapa que fecha a “perna australiana” do Championship Tour.

A primeira vaga na final será disputada pelos aussies Morgan Cibilic e Liam O’Brien. Quem passar, enfrentará o vencedor do duelo de campeões mundiais, entre Gabriel Medina e Italo Ferreira, que lideram o ranking da temporada 2021 da WSL.

Já a primeira semifinal feminina também será australiana, entre Tyler Wright e Sally Fitzgibbons. Na outra, estão a havaiana Carissa Moore e a francesa Johanne Defay.

Os dois últimos campeões mundiais já disputaram 10 baterias em etapas do CT e o placar está 7 a 3 para Italo Ferreira. Os cinco últimos confrontos aconteceram em fases decisivas.

Esta série decisiva começou com o potiguar derrotando Gabriel Medina nas semifinais da etapa de Portugal em 2018. No ano seguinte, eles se encontraram em duas finais. O bicampeão mundial de 2014 e 2018 ganhou a da África do Sul em Jeffreys Bay, mas Italo venceu a do Billabong Pipe Masters, que decidiu o título mundial de 2019 no Havaí.

A temporada 2021 foi iniciada nos mesmos tubos de Pipeline, com Medina carimbando a faixa do campeão nas semifinais. Mas, Italo voltou a derrotá-lo em outra final que valia a liderança do ranking, na Rip Curl Newcastle Cup que abriu a perna australiana.

Além deste duelo particular, só deu Brasil também nas outras duas etapas, com Medina tirando a lycra amarela de número 1 do ranking do Italo com a vitória sobre Conner Coffin no Rip Curl Narrabeen Classic, em sua quarta final seguida em etapas do CT, igualando um recorde de Kelly Slater em 2010.

No Margaret River Pro em Western Australia, deu dobradinha brasileira no alto do pódio, com Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb. Com este resultado, pela primeira vez na história de todas as modalidades esportivas individuais, o Brasil ocupou as três primeiras posições no ranking mundial, com Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo.

Próxima chamada – O Rip Curl Rottnest Search tem prazo até a quarta-feira (26) e a próxima chamada para as semifinais será as 20h15 desta segunda-feira (24) no Brasil. Acompanhe a disputa ao vivo aqui no Waves.

Rip Curl Rottnest Search 2021

Semifinais

1 Morgan Cibilic (AUS) x Liam O´Brien (AUS)
2 Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA)

Feminino

1 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (EUA) x Johanne Defay (FRA)