Championship Tour

Medina entra no Top 10

Com os dois triunfos na Austrália, Gabriel Medina vira o nono maior vencedor de etapas do CT na história.

Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Austrália

Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Austrália

Gabriel Medina ao lado de Sally Fitzgibbons com o troféu de campeão do Rottnest Search.

Com as duas vitórias na perna australiana do Championship Tour, o bicampeão mundial Gabriel Medina agora soma 16 triunfos na elite mundial e subiu para a 9ª colocação no ranking que tem Kelly Slater como líder disparado na ponta. Os números foram levantados nesta quarta-feira (26) pelo site GE.

Com 55 vitórias em etapas do CT, Kelly encabeça com folga a lista que ainda conta com nomes como Tom Curren (33), Tom Carroll (26), Mick Fanning (22), Andy Irons (20), Damien Hardman (19), Barton Lynch (17), Mark Richards (17) e Martin Potter (16).

Vale destacar que, em 1989, o antigo WCT chegou a ter um recorde de 25 etapas na temporada. E que, nesse período entre 1984 e 1991, a possibilidade de vitórias era ainda maior com o circuito inchado, tendo entre 17 e 25 provas por ano.

Desde que Gabriel entrou no meio do Tour, em 2011, cada temporada teve no máximo 11 campeonatos – tirando 2020, que o circuito foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.

Recentemente o tricampeão mundial Mick Fanning, número 4 da lista, falou sobre o assunto. Durante a transmissão da WSL, Mick foi perguntado o quanto ele achava que sua posição estaria ameaçada com as vitórias recentes de Medina no CT.

Apesar de Gabriel ainda ter naquele momento 14 triunfos, o australiano dono de 22 vitórias no Tour riu da pergunta, como se não dúvidas do potencial do brasileiro. E foi categórico na resposta: “Ele (Gabriel) vai me expulsar da água (risos). Ele venceu dois eventos na segunda metade do ano em sua temporada de estreia no Tour (em 2011). Ele simplesmente veio e explodiu. O talento dele é de outro mundo”, disse Mick.

Principal adversário de Medina na campanha de 2014, Fanning foi além na entrevista concedida à WSL. Ele colocou o talento de Gabriel em um patamar acima de dois dos maiores surfistas de todos os tempos.

“Ele é incrível. É um competidor nato e, o talento que ele tem, é como …. olha, eu surfei contra caras como Kelly Slater, Andy Irons… e acho que Gabriel está em um nível diferente. Ele tem tantas armas e é tão esperto quanto à competitividade. Ele é tão perigoso. Eu sinto que ele não precisa sair da terceira marcha. Que quando ele passa da terceira, ele fica muito perigoso”, comenta Fanning.

Depois daquela entrevista, Medina venceu a etapa de Sydney de forma incontestável. Ele vinha de dois vices seguidos nas primeiras etapas do ano (Pipeline e Newcastle), e já poderia ter agora 18 vitórias no currículo.

Empatado com a lenda britânica Martin Potter, campeão mundial em 1989, Gabriel está a uma vitória de se igualar a duas referências do surfe mundial: o tetracampeão Mark Richards e Barton Lynch, melhor do mundo em 1988. E as chances de isso acontecer na próxima etapa, a partir do dia 18 de junho, na piscina de ondas do Surf Ranch, onde Medina até hoje é imbatível, são enormes.

Slater e Curren: recorde de 7 vitórias no ano

O recorde de vitórias em uma única temporada pertence a Kelly Slater e ao tricampeão mundial Tom Curren. Os dois americanos conquistaram 7 etapas em um único ano, sendo que Slater conseguiu com 14 provas (1996) e Curren, com 21 (1990).

No entanto, o melhor percentual de vitórias conquistadas em uma única temporada até hoje foi em 2008. Foi quando Kelly conseguiu vencer 6 das 11 etapas para se tornar eneacampeão mundial de surfe.

O máximo de triunfos de Medina em um ano foram três. Justamente em 2014 e em 2018, quando o brasileiro se sagrou campeão mundial.

Top 10 dos maiores vencedores de etapas do CT

1 Kelly Slater (EUA) – 55 vitórias
2 Tom Curren (EUA) – 33
3 Tom Carroll (AUS) – 26
4 Mick Fanning (AUS) – 22
5 Andy Irons (HAV) – 20
6 Damien Hardman (AUS) – 19
7 Barton Lynch (AUS) – 17
7 Mark Richards (AUS) – 17
9 Martin Potter (GBR) – 16
9 Gabriel Medina (BRA) – 16

Fonte GE

Exit mobile version