Championship Tour

Medina entra no Top 10

Com os dois triunfos na Austrália, Gabriel Medina vira o nono maior vencedor de etapas do CT na história.

0
Gabriel Medina ao lado de Sally Fitzgibbons com o troféu de campeão do Rottnest Search.

Com as duas vitórias na perna australiana do Championship Tour, o bicampeão mundial Gabriel Medina agora soma 16 triunfos na elite mundial e subiu para a 9ª colocação no ranking que tem Kelly Slater como líder disparado na ponta. Os números foram levantados nesta quarta-feira (26) pelo site GE.

Com 55 vitórias em etapas do CT, Kelly encabeça com folga a lista que ainda conta com nomes como Tom Curren (33), Tom Carroll (26), Mick Fanning (22), Andy Irons (20), Damien Hardman (19), Barton Lynch (17), Mark Richards (17) e Martin Potter (16).

Vale destacar que, em 1989, o antigo WCT chegou a ter um recorde de 25 etapas na temporada. E que, nesse período entre 1984 e 1991, a possibilidade de vitórias era ainda maior com o circuito inchado, tendo entre 17 e 25 provas por ano.

Desde que Gabriel entrou no meio do Tour, em 2011, cada temporada teve no máximo 11 campeonatos – tirando 2020, que o circuito foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.

Recentemente o tricampeão mundial Mick Fanning, número 4 da lista, falou sobre o assunto. Durante a transmissão da WSL, Mick foi perguntado o quanto ele achava que sua posição estaria ameaçada com as vitórias recentes de Medina no CT.

Apesar de Gabriel ainda ter naquele momento 14 triunfos, o australiano dono de 22 vitórias no Tour riu da pergunta, como se não dúvidas do potencial do brasileiro. E foi categórico na resposta: “Ele (Gabriel) vai me expulsar da água (risos). Ele venceu dois eventos na segunda metade do ano em sua temporada de estreia no Tour (em 2011). Ele simplesmente veio e explodiu. O talento dele é de outro mundo”, disse Mick.

Principal adversário de Medina na campanha de 2014, Fanning foi além na entrevista concedida à WSL. Ele colocou o talento de Gabriel em um patamar acima de dois dos maiores surfistas de todos os tempos.

“Ele é incrível. É um competidor nato e, o talento que ele tem, é como …. olha, eu surfei contra caras como Kelly Slater, Andy Irons… e acho que Gabriel está em um nível diferente. Ele tem tantas armas e é tão esperto quanto à competitividade. Ele é tão perigoso. Eu sinto que ele não precisa sair da terceira marcha. Que quando ele passa da terceira, ele fica muito perigoso”, comenta Fanning.

Depois daquela entrevista, Medina venceu a etapa de Sydney de forma incontestável. Ele vinha de dois vices seguidos nas primeiras etapas do ano (Pipeline e Newcastle), e já poderia ter agora 18 vitórias no currículo.

Empatado com a lenda britânica Martin Potter, campeão mundial em 1989, Gabriel está a uma vitória de se igualar a duas referências do surfe mundial: o tetracampeão Mark Richards e Barton Lynch, melhor do mundo em 1988. E as chances de isso acontecer na próxima etapa, a partir do dia 18 de junho, na piscina de ondas do Surf Ranch, onde Medina até hoje é imbatível, são enormes.

Slater e Curren: recorde de 7 vitórias no ano

O recorde de vitórias em uma única temporada pertence a Kelly Slater e ao tricampeão mundial Tom Curren. Os dois americanos conquistaram 7 etapas em um único ano, sendo que Slater conseguiu com 14 provas (1996) e Curren, com 21 (1990).

No entanto, o melhor percentual de vitórias conquistadas em uma única temporada até hoje foi em 2008. Foi quando Kelly conseguiu vencer 6 das 11 etapas para se tornar eneacampeão mundial de surfe.

O máximo de triunfos de Medina em um ano foram três. Justamente em 2014 e em 2018, quando o brasileiro se sagrou campeão mundial.

Top 10 dos maiores vencedores de etapas do CT

1 Kelly Slater (EUA) – 55 vitórias
2 Tom Curren (EUA) – 33
3 Tom Carroll (AUS) – 26
4 Mick Fanning (AUS) – 22
5 Andy Irons (HAV) – 20
6 Damien Hardman (AUS) – 19
7 Barton Lynch (AUS) – 17
7 Mark Richards (AUS) – 17
9 Martin Potter (GBR) – 16
9 Gabriel Medina (BRA) – 16

Fonte GE