Margaret River Pro

Ibelli joga duro

Caio Ibelli desbanca Kelly Slater e Jordy Smith para garantir vaga na semifinal do Margaret River Pro; Tati Weston-Webb também segue firme.

0
Caio Ibelli avança duas baterias e garante vaga na semifinal do Margaret River Pro.

O swell perdeu força no oeste australiano e o Main Break de Margaret River, no oeste da Austrália, voltou a entrar em cena na quarta etapa do Championship Tour.

Clique aqui para ver mais fotos

Em ondas 1 metro e séries pouco maiores, foram definidos os semifinalistas do Margaret River Pro, com Caio Ibelli e Tatiana Weston-Webb mantendo o Brasil na briga pelos títulos das categorias masculina e feminina, respectivamente.

O dia teve início com as oitavas de final masculina. Na primeira bateria, Italo Ferreira superou o taitiano Michel Bourez por 13.74 a 12.14 pontos.

Dois confrontos depois, Caio Ibelli ditou o ritmo no outside e não teve muito trabalho para derrotar o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater pelo placar de 14.50 a 10.26.

Na penúltima bateria, Peterson Crisanto caiu diante do australiano Julian Wilson, autor de 16.27 pontos, contra 11.70 do brasileiro.

Tatiana Weston-Webb segue firme na categoria feminina.

Em seguida, as mulheres foram para a água e Tatiana Weston-Webb abriu as batalhas com uma bela vitória diante da californiana Courtney Conlogue, superada por 14.26 a 13.10.

“Eu sinto que nesta temporada, até agora, eu tive alguns pequenos erros que custaram muito caro, porque um bom começo é realmente essencial para um bom ano”, disse Weston-Webb. “Isso não significa que eu não possa voltar no meio do caminho e estou me sentindo muito bem. Courtney (Conlogue) e eu tivemos algumas batalhas incríveis ao longo dos anos. Tivemos muitas baterias e estou feliz por ter vencido. Ela tem se saído muito bem, especialmente com a vitória em Bells. Eu estava super invejosa por ter perdido o grande dia em Bells, então eu realmente queria ter certeza de que estaria nas finais aqui”, finalizou a brasileira criada no Havaí.

Na semifinal, Tati desafia a australiana Sally Fitzgibbons, que passou pela jovem californiana Caroline Marks.

Destaque também para a apresentação impecável de Lakey Peterson, da Califórnia, no duelo contra a australiana Stephanie Gilmore. Inspirada, Lakey arrancou 9.80 e 9.03 em suas duas melhores ondas, deixando a adversária precisando de uma combinação de notas no total de 18.83.

Italo Ferreira passa pelas oitavas, mas cai diante de John John Florence nas quartas.

Para encerrar o dia, a WSL colocou na água as quartas de final masculina. A primeira batalha já pegou fogo, com Italo Ferreira e o havaiano John John Florence travando uma batalha eletrizante.

Melhor para o havaiano, que recebeu 8.50 e 9.23 em suas duas melhores ondas, contra 7.33 e 8.03 de Italo, que tentava tomar a lycra amarela da WSL das mãos do havaiano.

“Eu me inspirei em Lakey (Peterson) na bateria anterior“, contou Florence. “Ela estava quebrando naquela bateria. Você apenas tem que encontrar aquelas com a parede limpa. Isso realmente dá a você uma vantagem para poder surfar a onda, porque há tanto balanço que é difícil encaixar sua prancha e encontrar o local. Eu só tive sorte em algumas de tamanho médio com paredes limpas”.

Na sequência, em um confronto ainda mais acirrado, Caio Ibelli bateu o sul-africano Jordy Smith por apenas 2 décimos.

Faltando menos de 10 minutos para o término, Jordy vencia a bateria e os dois atletas apostaram em uma série. O sul-africano, que até então tinha 7.17 e 6.27 nas duas melhores ondas, veio na primeira direita e mandou 8.07. Com 5.50 e 7.43 no somatório, Ibelli partiu em busca da virada na onda de trás e arrancou 7.83 dos juízes, ultrapassando o adversário por uma diferença de apenas 2 décimos.

“Havia muita coisa acontecendo naquela bateria“, disse Ibelli. “Eu pisei em um ouriço, fui atingido por piolhos do mar, cortei meu pé no coral, então eu estava apenas tentando reagrupar o tempo todo. Quando eu vi aquela onda chegando, eu sabia o que queria e então Jordy (Smith) foi na primeira onda e eu consegui a melhor atrás. Estou me sentindo muito bem e ficando calmo aqui. Nos outros eventos deste ano, eu coloquei muita pressão sobre mim mesmo, mas neste evento eu estou apenas deixando tudo acontecer naturalmente e não tentando controlar tudo. Estou feliz por ter uma revanche com John John (Florence) e estou muito empolgado com as semifinais”.

Agora, o brasileiro se prepara para enfrentar o bicampeão mundial John John Florence na semifinal do Margaret River Pro.

A outra semi reúne o californiano Kolohe Andino e o australiano Julian Wilson.

Peterson Crisanto fica em nono lugar no Margaret River Pro.

Previsão das ondas

A próxima chamada acontece às 20:30h (horário de Brasília) deste domingo e a tendência é de que as ondas amanheçam menores em Margaret, ganhando um pouco de força no fim da tarde. Outro swell é aguardado para terça na Austrália (noite de segunda no Brasil), quando a etapa tem mais chance de ser finalizada.

Há outras ondulações mais intensas a caminho do oeste australiano, principalmente no dia 8/6, quando as ondas podem ultrapassar os 5 metros de face, mas os ventos devem prejudicar bastante as condições do mar.

John John Florence encara Caio Ibelli na semifinal.

Oitavas de final masculina

1 Italo Ferreira (BRA) 13.74 x 12.14 Michel Bourez (FRA)
2 John John Florence (HAV) 13.67 x 12.40 Sebastian Zietz (HAV)
3 Caio Ibelli (BRA) 14.50 x 10.26 Kelly Slater (EUA)
4 Jordy Smith (AFR) 14.16 x 10.77 Conner Coffin (EUA)
5 Seth Moniz (HAV) 14.20 x 9.97 Jack Robinson (AUS)
6 Kolohe Andino (EUA) 15.26 x 12.73 Owen Wright (AUS)
7 Julian Wilson (AUS) 16.27 x 11.70 Peterson Crisanto (BRA)
8 Ryan Callinan (AUS) 14.57 x 14.07 Kanoa Igarashi (JAP)

Quartas de final

1 John John Florence (HAV) 17.73 x 15.36 Italo Ferreira (BRA)
2 Caio Ibelli (BRA) 15.26 x 15.24 Jordy Smith (AFR)
3 Kolohe Andino (EUA) 13.90 x 13.34 Seth Moniz (HAV)
4 Julian Wilson (AUS) 13.40 x 11.60 Ryan Callinan (AUS)

Semifinais

1 John John Florence (HAV) x Caio Ibelli (BRA)
2 Kolohe Andino (EUA) x Julian Wilson (AUS)

Quartas de final feminina

1 Tatiana Weston-Webb (BRA) 14.26 x 13.10 Courtney Conlogue (EUA)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) 15.50 x 14.40 Caroline Marks (EUA)
3 Carissa Moore (HAV) 13.84 x 8.50 Brisa Hennessy (CRI)
4 Lakey Peterson (EUA) 18.83 x 12.16 Stephanie Gilmore (AUS)

Semifinais

1 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA)

Mesmo eliminado, Kelly Slater faz a festa da torcida:

John John Florence durante a vitória sobre Sebastian Zietz:

Lakey Peterson arranca 9.80 dos juízes: