Freshwater Pro

Kade Matson leva wildcard

Talento da nova geração californiana, Kade Matson é um dos convidados da etapa do Championship Tour no Surf Ranch.

0
Kade Matson é promessa local de San Clemente, Califórnia.Bosko
Kade Matson é promessa local de San Clemente, Califórnia.

Atleta de San Clemente, o californiano Kade Matson ganhou wildcard para participar do Freshwater Pro, oitava etapa do Championship Tour que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro no Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia (EUA).

Aos 17 anos, Matson é apontado como grande promessa local e lidera o ranking Pro Junior da região norte-americana da WSL. Pelo Qualifying Series, seu melhor resultado na temporada é um 13º lugar no Seat Pro Netanya, etapa de 3.000 pontos realizada em janeiro em Israel.

Com uma nova lesão no joelho, o brasileiro Adriano de Souza é dúvida para a prova, assim como o australiano Mikey Wright e o italiano Leonardo Fioravanti. O havaiano John John Florence segue em recuperação de uma cirurgia no joelho e está fora do evento.

Bicampeão mundial e quarto no ranking em 2019, Gabriel Medina defende o título da prova. Filipe Toledo está na liderança e volta a vestir a lycra amarela nas ondas artificiais do Ranch. No ano passado, ele foi o vice-campeão da prova.

O formato da competição deste ano contará com três fases: Round 1, Round 2 e Final. Na primeira fase cada surfista terá direito a quatro ondas, duas para a direita e duas para a esquerda.

Os melhores 24 homens e as melhores 12 mulheres avançam ao round seguinte, onde terão direito a mais duas ondas (uma para cada lado) na tentativa de aumentar o placar.

Os oito melhores no masculino e as quatro melhores no feminino disputam a grande final, onde a pontuação é zerada e todos ganham o direito de surfar quatro ondas novamente, duas para cada lado.

Outra novidade neste ano é que o melhor colocado do round 2 vai ganhar uma onda extra para cada lado na grande final.

View this post on Instagram

Sooooon🤪🤪#ygsurfcontest @quiksilver

A post shared by Kade (@kadematson) on