Hurley Pro Sunset Beach

Tudo pronto no Havaí

Veja confrontos e saiba tudo sobre o Hurley Pro Sunset Beach, a partir desta sexta-feira (11) no Havaí.

0
Filipe Toledo divide bateria com João Chianca.

O Hurley Pro Sunset Beach promove o segundo desafio do World Surf League Championship Tour 2022 no Havaí. O prazo começa nesta sexta-feira (11) no dia que Kelly Slater completa 50 anos de idade. O maior ídolo do esporte começou a temporada com vitória nas ondas épicas de Banzai Pipeline e vai defender a liderança do ranking em Sunset Beach, assim como a havaiana Moana Jones Wong, campeã da primeira etapa. Os 36 competidores da categoria masculina e as 18 da feminina já estão escalados para estrear na primeira fase.

Se o evento for iniciado às 8h da sexta-feira no Havaí, serão 15h no Brasil. Kelly Slater entra na terceira bateria do primeiro dia, com o australiano Callum Robson e o havaiano Barron Mamiya, surfista que ele derrotou em Pipeline com um tubaço surfado nos últimos segundos. A “seleção brasileira” continua desfalcada do Gabriel Medina e do Yago Dora, que está contundido. Mas, Caio Ibelli segue substituindo o tricampeão mundial e será o primeiro brasileiro a se apresentar.

Caio perdeu sua vaga na elite do CT em 2021 e aproveitou muito bem o convite da WSL, com o seu melhor resultado em Pipeline. Ele e Miguel Pupo dividem o terceiro lugar no primeiro ranking de 2022, com ambos só perdendo nas semifinais. Caio foi escalado na segunda bateria, com dois surfistas que ficaram em quinto lugar em Pipeline, o peruano Lucca Mesinas e o japonês Kanoa Igarashi.

Jadson André entra na quarta bateria com o americano Conner Coffin e o australiano Jordan Lawler. Na quinta, estreia o campeão olímpico Italo Ferreira com dois havaianos, Ezekiel Lau e Billy Kemper. Na sexta, é Brasil em dose dupla, com Filipe Toledo e João Chianca contra o campeão mundial de ondas gigantes Kai Lenny. Ele, Billy Kemper e Barron Mamiya são três havaianos convidados para participar do evento.

Italo Ferreira enfrenta dois havaianos.

Logo após a estreia de Filipe Toledo, junto com um dos novatos na elite deste ano, João Chianca, o outro estreante da seleção brasileira, Samuel Pupo, entra na sétima bateria com o australiano Morgan Cibilic e o havaiano Imaikalani Devault. Na nona, tem Deivid Silva com o americano Griffin Colapinto e o australiano Jackson Baker. E na 11º, Miguel Pupo começa a defender a terceira posição no ranking, contra o australiano Jack Robinson e o americano Jake Marshall.

Nesta rodada inicial ninguém é eliminado da competição. Os dois primeiros colocados em cada bateria avançam para a terceira fase, quando os duelos passam a ser homem a homem. Já os últimos colocados têm uma segunda chance de classificação na repescagem. Na categoria feminina também é assim, com a diferença de que são seis baterias igualmente com três surfistas em cada e as duas melhores já passam direto para as oitavas de final.

Retorno de Sunset – Única brasileira, Tatiana Weston-Webb entra na segunda bateria com a havaiana Malia Manuel e a australiana Bronte Macaulay. O campeonato marca o retorno deste icônico pico do North Shore da ilha de Oahu, ao calendário. Nos últimos anos, Sunset Beach vinha sediando etapas importantes do WSL Qualifying Series. A última vez que recebeu um evento valendo pontos para o título mundial masculino foi em 2003, enquanto a última do CT feminino aconteceu em 2010 e foi vencida por Tyler Wright.

John John Florence é um dos favoritos.WSL / Ed Sloane
John John Florence é um dos favoritos.

Além da bicampeã mundial, entre as tops da elite deste ano, quem também já festejou vitória em Sunset Beach foram a pentacampeã Carissa Moore em 2009 e a heptacampeã Stephanie Gilmore em 2008. Carissa vai estrear na terceira bateria com mais duas havaianas, Moana Jones Wong e a estreante na elite Bettylou Sakura Johnson. Já Tyler Wright e Stephanie Gilmore vão enfrentar a também australiana India Robinson no último confronto da primeira fase.

Entre os homens, nenhum participante venceu a etapa do CT realizada nesta praia até 2003. Mas cinco já foram campeões da tradicional World Cup of Surfing, que fechava a temporada do WSL Qualifying Series em Sunset Beach. Jack Robinson ganhou a última em 2019, Ezekiel Lau foi bicampeão em 2018 depois de vencer em 2013, Conner Coffin levou o título em 2017, Jordy Smith em 2016 e John John Florence em 2011. Em 2010, Raoni Monteiro conquistou a única vitória verde-amarela em etapas do QS e, em 1991, Fábio Gouveia entrou na história como o primeiro brasileiro a vencer no Havaí.

Transmissão ao vivo – O prazo desta segunda etapa começa no dia 11 e vai até 23 de fevereiro no Havaí e poderá ser assistida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com, pelo Aplicativo e YouTube da WSL e no Brasil tem transmissão especial pelo Globoplay, GE.Globo.com e a partir das quartas de final nos canais do Sportv.

Kelly Slater defende a liderança do ranking.

Primeira fase Masculino
1 Jordy Smith (AFR), Ryan Callinan (AUS), Matthew McGillivray (AFR)
2 Kanoa Igarashi (JPN), Lucca Mesinas (PER), Caio Ibelli (BRA)
3 Kelly Slater (EUA), Callum Robson (AUS), Barron Mamiya (HAV)
4 Conner Coffin (EUA), Jadson André (BRA), Jordan Lawler (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA), Ezekiel Lau (HAV), Billy Kemper (HAV)
6 Filipe Toledo (BRA), João Chianca (BRA), Kai Lenny (HAV)
7 Morgan Cibilic (AUS), Samuel Pupo (BRA), Imaikalani Devault (HAV)
8 John John Florence (HAV), Ethan Ewing (AUS), Owen Wright (AUS)
9 Griffin Colapinto (EUA), Deivid Silva (BRA), Jackson Baker (AUS)
10 Seth Moniz (HAV), Kolohe Andino (EUA), Nat Young (EUA)
11 Miguel Pupo (BRA), Jack Robinson (AUS), Jake Marshall (EUA)
12 Leonardo Fioravanti (ITA), Frederico Morais (PRT), Connor O´Leary (AUS)

Primeira fase Feminino
1 Johanne Defay (FRA), Gabriela Bryan (HAV), Molly Picklum (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA), Malia Manuel (HAV), Bronte Macaulay (AUS)
3 Carissa Moore (HAV), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Moana Jones Wong (HAV)
4 Sally Fitzgibbons (AUS), Brisa Hennessy (CRI), Luana Silva (HAV)
5 Lakey Peterson (EUA), Isabella Nichols (AUS), Courtney Conlogue (EUA)
6 Tyler Wright (AUS), Stephanie Gilmore (AUS), India Robinson (AUS)

Top 10 ranking Feminino
1 Moana Jones Wong (HAV) – 10.000 pontos
2 Carissa Moore (HAV) – 7.800
3 Tyler Wright (AUS) – 6.085
3 Lakey Peterson (EUA) – 6.085
5 Johanne Defay (FRA) – 4.745
5 Isabella Nichols (AUS) – 4.745
5 Malia Manuel (HAV) – 4.745
5 Brisa Hennessy (CRI) – 4.745
9 Tatiana Weston-Webb (BRA) – 2.610
9 Sally Fitzgibbons (AUS) – 2.610

Top 10 ranking Masculino
1 Kelly Slater (EUA) – 10.000 pontos
2 Seth Moniz (HAV) – 7.800
3 Miguel Pupo (BRA) – 6.085
3 Caio Ibelli (BRA) – 6.085
5 Kanoa Igarashi (JPN) – 4.745
5 John John Florence (HAV) – 4.745
5 Samuel Pupo (BRA) – 4.745
5 Lucca Mesinas (PER) – 4.745
9 Filipe Toledo (BRA) – 3.320
9 Italo Ferreira (BRA) – 3.320
9 Jordy Smith (AFR) – 3.320
9 Leonardo Fioravanti (ITA) – 3.320
9 Callum Robson (AUS) – 3.320
9 João Chianca (BRA) – 3.320
9 Carlos Munoz (CRI) – 3.320
9 Barron Mamiya (HAV) – 3.320
17 Conner Coffin (EUA) – 1.330
17 Griffin Colapinto (EUA) – 1.330
17 Frederico Morais (PRT) – 1.330
17 Jack Robinson (AUS) – 1.330
17 Deivid Silva (BRA) – 1.330
17 Ethan Ewing (AUS) – 1.330