Championship Tour

Elite volta a Sunset

WSL define os confrontos da primeira fase do Sunset Open, segunda etapa do Championship Tour 2021.

0
Sunset Pro acontece entre os dias 19 e 28 de janeiro no Havaí.

Entre os dias 19 e 28 de janeiro, os Tops da elite mundial duelam em Sunset Beach, Havaí, no evento válido pela segunda etapa do Championship Tour 2021. A última vez que uma competição combinada do CT masculino e feminino aconteceu na icônica direita do North Shore de Oahu foi em 1991.

A WSL já divulgou as baterias da prova masculina, com o atual campeão mundial Italo Ferreira escalado no sexto confronto da primeira fase contra o português Frederico Morais e o havaiano Billy Kemper. Kemper, inclusive, é um dos wildcards da prova ao lado do também havaiano Ezekiel Lau.

Enquanto Billy Kemper já venceu duas vezes o QS 1.000 em Sunset (2018 e 2020), Ezekiel Lau é bicampeão (2013 e 2018) da Vans World Cup, tradicional prova do QS 10.000 e que também é válida pela Tríplice Coroa Havaiana. Ele será o adversário dos brasileiros Gabriel Medina e Yago Dora na quinta bateria do primeiro round.

Vice-campeão do Pipe Masters neste mês de dezembro, Medina largou bem no ranking do CT 2021. Ele já fez boas apresentações em Sunset, como o segundo lugar na Vans World Cup em 2012 e um quinto em 2015, quando aterrissou de um floater insano no pico e virou sua bateria nos segundos finais (vídeo abaixo).

Gabriel Medina volta a competir em Sunset, onde conquistou o vice-campeonato do evento do QS em 2012.© WSL / Masurel
Gabriel Medina volta a competir em Sunset, onde conquistou o vice-campeonato do evento do QS em 2012.

Ausentes em Pipeline, os australianos Owen Wright e Adrian Buchan voltam a aparecer na lista de baterias em Sunset. Se isso se confirmar, não sobrará vaga para Mikey Wright, que recentemente perdeu o seu lugar no Tour em um “surf off” contra o italiano Leonardo Fioravanti.

Atual líder do Championship Tour, o havaiano John John Florence está escalado contra o californiano Conner Coffin e o brasileiro Deivid Silva na terceira bateria da primeira fase. Pelo feminino, a WSL já divulgou uma triagem com as havaianas Coco Ho, Gabriela Bryan, Luana Silva e Leila Riccobuano.

Ainda faltam três semanas para o início da segunda etapa do Championship Tour, por isso as baterias ainda podem sofrer alterações pela WSL. O evento será transmitido ao vivo pelo Waves.

Sunset Open 2021

Primeira fase

1 Kolohe Andino (EUA), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA), Adrian Buchan (AUS), Connor O’Leary (AUS)
3 John John Florence (HAV), Conner Coffin (EUA), Deivid Silva (BRA)
4 Jordy Smith (AFR), Jadson André (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA), Yago Dora (BRA), Ezekiel Lau (HAV)
6 Italo Ferreira (BRA), Frederico Morais (POR), Billy Kemper (HAV)
7 Kanoa Igarashi (JPO), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
8 Kelly Slater (EUA), Griffin Colapinto (EUA), Leonardo Fioravanti (ITA)
9 Jeremy Flores (FRA), Michel Bourez (FRA), Miguel Pupo (BRA)
10 Owen Wright (AUS), Seth Moniz (HAV), Adriano de Souza (BRA)
11 Julian Wilson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Jack Robinson (AUS)
12 Ryan Callinan (AUS), Jack Freestone (AUS), Matthew McGillivray (AFR)