Sunset e Steamer Lane

Covid-19 ameaça sequência

Etapas do Championship Tour em Sunset e Steamer Lane correm o risco de serem canceladas pela WSL com o recente aumento de casos de Covid-19 nos EUA.

0
Jack Robinson em ação na Vans World Cup of Surfing de 2019 em Sunset.

Com a recente escalada de casos de Covid-19 nos EUA, as etapas de Sunset Beach, Havaí, e Steamer Lane, Califórnia, correm o risco de serem canceladas pela WSL a qualquer momento. As informações são do jornal O Globo.

Válido pela segunda etapa do Championship Tour, o Sunset Pro estava marcado entre os dias 19 e 28 de janeiro no North Shore de Oahu. Já a disputa em Steamer Lane, em Santa Cruz, aconteceria na sequência, entre os dias 2 e 12 de fevereiro.

A World Surf League ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Vale lembrar que o Volcom Pipe Pro, etapa do QS com início em 29 de janeiro, já havia sido cancelado em dezembro por causa da pandemia de Covid-19. Pouco antes, a abertura do CT em Pipeline precisou ser suspensa por vários dias depois de um surto de Covid-19 entre o staff da entidade.

A última vez que uma competição combinada do CT masculino e feminino aconteceu na icônica direita de Sunset foi em 1991. Na ocasião, o brasileiro Fabio Gouveia venceu a disputa, sendo o primeiro brasileiro a vencer um campeonato da elite no Havaí.

Steamer Lane, direita localizada em Santa Cruz, Califórnia, foi outra novidade anunciada pela WSL para esta temporada. Se forem cancelados, os eventos da Califórnia e Sunset juntam-se a G-Land e Portugal, que também estavam programados, mas acabaram saindo do calendário da WSL em 2021.

Neste cenário, com John John Florence como líder do ranking e Gabriel Medina em segundo, o Championship Tour só voltaria a ser disputado no início de abril, com o tradicional evento em Bells Beach, Austrália. Em setembro, os cinco primeiros dos rankings masculino e feminino vão disputar o WSL Finals, que acontecerá em Trestles (EUA).

Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registraram 1.705 mortos e 171.811 infectados pelo novo coronavírus, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Já são 33 dias consecutivos em que o número de novos casos ficou acima de 100 mil. Com isso, o país se prepara para um colapso total do sistema de saúde.