Paúba Super Tubos

Costa domina os canudos

Caio Costa vence competição especial de tubos em Paúba, litoral norte paulista.

Caio Costa domina evento nas ondas do seu quintal de casa.

Surfista de Maresias (SP), Caio Costa começou 2021 do mesmo jeito que terminou 2020: em alto nível e no lugar mais alto do pódio. O campeão brasileiro Sub 18, Sub 16 e do Rip Curl Grom Search faturou no último domingo (7) o Paúba Super Tubos, campeonato especial, com espera pela ondulação perfeita.

As disputas, adiadas em 2020 devido à pandemia de Covid-19, aconteceram nas ondas perfeitas, de até 1,5 metro, tubulares, na praia que dá nome ao evento, no litoral norte de São Paulo. Em 2019, na última edição realizada, o grande vencedor foi o bicampeão mundial Gabriel Medina. Um dia antes da disputa, Caio treinava na mesma Paúba, sofreu uma queda e a prancha acertou seu rosto, bem próximo do olho direito, dando um grande susto.

Na grande final, Caveirinha, como é conhecido, superou o ícone Carlos Bahia, atual campeão brasileiro de longboard e um dos atletas que sempre o incentivaram na carreira. Também estavam na decisão Renan Pulga, Pedro Tanaka, Sidney Guimarães e Cauã Gonçalves.

Pódio do Paúba Super Tubos.

“A final foi bem legal, consegui achar dois tubos, porém fiz uma interferência (atrapalhou a onda do concorrente, sofrendo penalização na pontuação) e venci por pouco”, conta Caio.

“Foi a minha primeira final no evento, que é muito especial para mim, pois Paúba foi onde eu cresci. Um campeonato que sempre sonhei ganhar e sabia que uma hora viria. Na minha casa, no meu quintal”, ressalta o surfista, que dedicou o título ao avô, Beto, que mora com ele e fará 67 anos.

Aos 16 anos, Caio Costa mora e treina na Praia de Maresias, em São Sebastião, e é apontado como uma das principais promessas do surfe brasileiro. Os resultados falam por si. No ano passado, faturou o bicampeonato do Rip Curl Grom Search, também repetiu o título brasileiro sub 16 e faturou a categoria acima, a sub 18, confirmando ser o principal nome do País nas categorias de base.

Treinado por Alex Leco, o surfista tem como meta o circuito mundial, de olho na elite da modalidade. “Tem de ter muito foco, treinar muito. Não é fácil, mas estou determinado”, diz o atleta patrocinado por Espaço Laser, Avallon, The One, Adriano Nunes, Teccel, Wet Dreams, Surf Mind Coach e Vita Maresias.

Exit mobile version