Circuito Banco do Brasil

Etapa rola na Bahia

Jovens talentos do surfe nordestino competem na 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil, em Salvador (BA).

CBSurf Pro Tour 2020, Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE)

Evento acontece em Stella Maris, Salvador (BA).

Agora será a vez de jovens surfistas do Nordeste disputarem o Circuito Banco do Brasil de Surfe, que acontece de quinta-feira a domingo (12 a 15), em Salvador (BA). Além de incentivar as gerações futuras do surfe nacional, atletas profissionais também participarão da 2ª etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series, que promete agitar a Praia de Stella Maris, a 27 km da capital baiana.

O que motiva os atletas é convite (wildcard) especial para os campeões dos rankings masculino e feminino para participar da única etapa do Challenger Series no país em 2022, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro.

A surfista Maria Eduarda Andrade César, de 13 anos, moradora de Serra Grande, em Uruçuca no sul da Bahia, conta as horas para o Circuito Banco do Brasil de Surfe começar, pois traz boas recordações de Stella Maris. Filha de mãe baiana e pai carioca (surfista e shaper), a adolescente tem o surfe no DNA. Começou a pegar onda aos três anos de idade, e com nove anos participou da primeira competição, organizada pelo Campeão Mundial Adriano de Souza.

“Eu venci esse campeonato, em 2017, ganhei uma prancha do Adriano e falei para o meu pai: ‘Quero ser surfista profissional”, conta. De lá pra cá foi Campeã Baiana Open, Campeã Baiana Sub 12 e ficou em 2º no Campeonato Brasileiro Sub 14. “Meu pai me ensinou a surfar e, agora, está ensinando minha irmã mais nova. Treino todos os dias, estou estudando inglês e muito feliz em poder participar desta etapa do Circuito BB. Será uma experiência incrível e se eu for campeã então, melhor ainda”, completa Maria Eduarda.

Quem compartilha também do mesmo sonho de chegar à elite do surfe mundial é Juliana dos Santos, 22 anos, mas que está a alguns degraus acima de Maria Eduarda e já festeja suas conquistas. Cearense de Fortaleza, é umas das atletas que está em busca da classificação para o Challenger Series. Patrocinada pelo Banco do Brasil, desde 2021, Juliana tem uma trajetória de superação e garra até conquistar o título de Campeã Cearense em 2020 e chegar a Top 8 do ranking nacional.

Começou a surfar aos cinco anos de idade, na Praia do Titanzinho (CE). Três anos depois entrou para as competições e na primeira disputa garantiu o 4º lugar. Mesmo com todas as dificuldades nunca desistiu.

“Parecia que Deus já tinha preparado algo bom para mim, quando um ano depois de ser campeã cearense, assinei o contrato de patrocínio”, ressalta uma das grandes promessas do surfe nacional. “Estou superfeliz em ver o Banco do Brasil patrocinar etapas do QS e dando oportunidades para jovens talentosos, pois muitos não têm como viajar, arcar com os custos e ter um campeonato no seu estado. Essa é uma oportunidade para mostrar o seu surfe. Em Garopaba (1ª etapa) o Circuito BB foi muito bacana, ver os atletas dando o máximo. Também foi lindo de ver o quanto o surfe feminino vem crescendo e evoluindo no país”, completa.

Exit mobile version