
A contagem regressiva para a segunda etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000 segue aquecendo o surfe nacional. Depois de uma estreia emocionante na Praia da Taíba (CE), agora é a vez da Praia da Tiririca, Itacaré (BA), receber os melhores surfistas do país entre os dias 16 e 22 de junho.
O Itacaré Surf Festival promete repetir o alto nível técnico e a emoção da abertura do circuito, agora com um ingrediente especial: a energia única de uma cidade que respira surfe e carrega muita vontade de receber uma importante etapa da CBSurf.
O circuito CBSurf Taça Brasil 10.000 é apresentado pela Mormaii, marca que se destaca como uma grande parceira da Confederação. O Itacaré Surf Festival conta com os patrocínios Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Prefeitura de Itacaré e Grupo Aguilar Lima para realizar um grande evento.
Yagê Araújo: ídolo local com sede de resultado em casa
Atleta da elite do Dream Tour e nascido em Itacaré, Yagê Araújo (BA) é o grande nome da cidade no circuito brasileiro. O surfista voltou às competições nesta temporada após se recuperar de uma lesão no joelho e conquistou um marcante segundo lugar na abertura do Dream Tour, em Porto de Galinhas (PE).
Agora, compete em casa com uma motivação especial. “Itacaré é uma cidade que respira 100% surf desde que eu nasci. Já tivemos WQS, Brasileiro Profissional, até etapa do WCT feminino. É um cenário perfeito. E depois de anos sem campeonato aqui, receber essa etapa do Taça Brasil é muito importante. A cidade inteira só fala nisso.”
A expectativa da comunidade local está nas alturas, e Yagê é o reflexo disso. Ele destaca a estrutura da Praia da Tiririca como um diferencial. “A praia é linda, as ondas são boas, a vibe é única. Tudo é perto — pousada, restaurante, o centro da cidade. É muito fácil pra quem compete e pra quem acompanha. Dá pra curtir o campeonato dentro e fora d’água.”
Sobre sua preparação, ele afirma: “Tô muito mais confiante agora. Tô me recuperando de uma lesão no joelho e fiz final em Porto mesmo sentindo dor. Depois disso, parei, voltei à fisioterapia e essa semana agora retomei os treinos. Ainda não tô 100%, mas tô bem mais positivo, com menos dor e muito motivado. Competir aqui é especial.”

Julia Nicanor e Marcos Corrêa chegam como líderes e favoritos
Companheiros de treino e grandes amigos fora do mar, Julia Nicanor (SP) e Marcos Corrêa (SP) foram os grandes campeões da etapa de estreia do circuito, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE) e chegam a Itacaré como líderes do ranking da CBSurf Taça Brasil 2025.
Julia, que voltou ao topo após dois anos sem títulos profissionais, fala sobre seu momento. “Tenho me preparado da mesma forma que me fez campeã da primeira. Muito foco na parte física e mental. Estou conectada com minhas pranchas e feliz por voltar a competir em Itacaré, onde já venci antes. A expectativa é alta.”

Marcos, que também encerrou um jejum de finais, mantém o mesmo espírito positivo. “Minha mentalidade é treinar com alegria e ousadia. Vencer na Taíba foi um gás enorme. Fazia anos que eu não vencia em uma final, e logo na primeira etapa me consagrei campeão. Isso me dá ainda mais vontade de continuar dando meu melhor.”
“Itacaré é uma vila irada, com muita vibe boa. Já participei de campeonatos aqui e tenho ótimas lembranças. O nível da Taça Brasil está altíssimo — é praticamente o mesmo do Dream Tour. Então, essa etapa é essencial pra quem quer subir de nível e fazer um dinheiro importante também”, finaliza.

Ranking após uma etapa
Após a primeira etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000, apresentada pela Mormaii, realizada em fevereiro na Praia da Taíba (CE), os rankings masculino e feminino estão:
Top 8 Masculino
1 Marcos Corrêa (SP)
2 Adauto Sena (RN)
3 Michel Roque (CE)
4 Douglas Silva (PE)
5 Gabriel André (SP)
6 Alex Ribeiro (SP)
7 Luan Carvalho (SP)
8 Kaua Hanson (PB)
Top 8 Feminino
1 Júlia Nicanor (SP)
2 Laiz Costa (RJ)
3 Analu Silva (PB)
4 Ariane Gomes (CE)
5 Larissa Dos Santos (CE)
6 Juliana Meneguel (SP)
7 Vitória Carneiro (CE)
8 Anaelya De Lima (CE)