A temporada 2025 do surfe brasileiro começou na última segunda-feira (17) com um show de surfe na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE). O primeiro dia da Taça Brasil 10.000 Taíba 2025, apresentado pela Mormaii e com patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, foi marcado por grandes manobras e boas ondas, consolidando o alto nível do circuito de acesso ao Dream Tour, a elite do surfe nacional.
Com premiação total de R$ 250 mil e uma pontuação máxima de 10.000 pontos para o campeão, a competição teve início com 18 baterias da primeira fase do masculino realizadas no primeiro dia.
Clique aqui e confira resultados das baterias.
Weslley Dantas começa show de surfe de 2025
O grande destaque do dia foi Weslley Dantas, campeão do Dream Tour 2023, que cravou a maior nota do evento até o momento, 9.67 pontos. O surfista paulista executou duas manobras, sendo uma delas um full rotation. Ele também garantiu o maior somatório do dia (16.00 pontos) ao somar um 6.33 na sua bateria.
Com ondas de até um metro nos maiores momentos, as condições ideais foram na maré cheia, quando o mar proporcionou rampas perfeitas para manobras progressivas, favorecendo performances como a de Weslley, que mostrou estar em grande forma logo no primeiro dia de competição.
Após sua grande performance, Weslley falou sobre a conexão especial que tem com a Praia da Taíba e sobre a energia positiva que sentiu ao retornar ao local. “Essa é uma praia onde eu gosto muito de estar porque combina com o meu surfe. Já faz cinco anos que eu não venho para cá. A última vez que estive aqui, minha avó acabou falecendo, e ela viria justamente para assistir ao evento do CBSurf. Fazer essa bateria hoje, minha primeira do dia e do evento, e acertar essa manobra para a galera, acho que veio dela, veio de Deus. Então, esse lugar me traz uma energia especial, boas lembranças. Quando cheguei ontem, já senti uma energia muito positiva. As ondas estão boas, a prancha tá muito boa e tenho várias manobras na cabeça. Quem sabe nos próximos dias não sai um 10?”.
Jadson André estreia com vitória
Outro grande nome que brilhou na estreia foi Jadson André, um dos surfistas mais experientes do Brasil, com 11 temporadas na elite mundial do surfe. Com seu estilo característico e surfe sólido, ele avançou com tranquilidade na sua bateria.
Após a vitória, Jadson falou sobre a emoção de retornar às competições da CBSurf e sobre a nova fase de sua vida, após o nascimento de seu filho. “Faz praticamente um ano desde a minha última participação em uma etapa da CBSurf. Agora estou competindo neste evento de 10.000 pontos, com surfistas incríveis. O privilégio é todo meu de estar aqui, e estou muito feliz por ter avançado na bateria. Vivi os últimos meses muito próximo do meu filho, Filipe, que completa 9 meses na próxima semana. Foi um momento especial para mim, e agradeço à minha equipe e patrocinadores por terem respeitado isso. Mas agora é hora de recomeçar. 2025 é o ano do meu reinício, e estou focado no campeonato”.
Mesmo enfrentando contratempos antes da competição, como a quebra de duas pranchas de última hora, Jadson manteve o controle emocional e garantiu sua vaga na próxima fase.
Janninfer de Souza representa força cearense
A força do surfe cearense, que tem tradição na Praia da Taíba, foi representada por Janninfer de Souza, que registrou 13.13 pontos, o segundo maior somatório do dia. O atleta mostrou que está preparado para brigar por uma vaga no Dream Tour 2025 e reafirmou o potencial dos surfistas locais no circuito nacional.
Após sua bateria, Janninfer destacou a felicidade de competir em um lugar especial para ele. “Estou muito feliz por estar aqui na Taibinha, um mar que eu amo muito. Um dos melhores resultados da minha carreira foi aqui, então me sinto muito bem competindo nesse lugar. Hoje foi um grande dia, com altas ondas. O swell está chegando, e consegui fazer uma boa bateria agora, acertando meus aéreos. Ainda tem muita coisa por vir, e só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de estar presente”.
A previsão para os próximos dias é promissora, com boas ondas e pouco vento, o que deve elevar ainda mais o nível da competição.
Jadson André também comentou sobre a expectativa para as condições do mar. “A previsão para os próximos dias está incrível. Acho que faz muitos anos que não vemos uma janela de campeonato tão boa. Tudo indica que a Taíba vai mostrar por que é uma das melhores praias de surfe do Ceará.”
A etapa, apresentada por Mormaii, conta com o patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob a liderança do prefeito Marcelo Teles em trabalho conjunto ao secretário de Esporte e Juventude Muller Rodrigues. O evento também tem o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, comandada pelo secretário Rogério Pinheiro. A colaboração entre as esferas municipal e estadual tem sido fundamental para a promoção e o desenvolvimento do surfe na região.
A CBSurf, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará e o Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF), está comprometida em oferecer uma competição de alto nível, garantindo toda a infraestrutura necessária para atletas e público. A etapa está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com também cobertura pelo perfil @cbsurfoficial no Instagram, permitindo que os fãs do surfe acompanhem cada detalhe das disputas.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surfe brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surfe, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais brasileiros, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surfe brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.