CBSurf Júnior Tour

Maresias recebe decisão

Com surfistas do Ceará a Santa Catarina, CBSurf Júnior Tour define o time brasileiro para o Mundial Sub 18 da ISA, neste final de semana (4 e 5), em Maresias, São Sebastião (SP).

0
Paraibana Nalanda Carvalho é a vice-líder da Sub 18 e também a quarta na Sub 16.Johann Jacques
Paraibana Nalanda Carvalho é a vice-líder da Sub 18 e também a quarta na Sub 16.

Com surfistas do Ceará a Santa Catarina, o CBSurf Júnior Tour 2018 tem sequência neste sábado e domingo (4 e 5), na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

A Prefeitura de São Sebastião apresenta Maresia Júnior SP 2018 terá em ação cinco categorias, quatro delas valendo vagas para formar a seleção ISA World Junior Surfing Championship, o Mundial Sub18, na Califórnia (EUA). O evento terá transmissão ao vivo pela internet, no site da Federação Paulista de Surf.

Diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão também membro da ISA, destaca a importância e força da competição, sobretudo com a participação das equipes do Sul e Sudeste. “2018 é o ano que costumo dizer: O brasileirão voltou! Temos um circuito mais bem distribuído e o que é mais importante, muito mais representativo, com as equipes participando com forças máximas, o que nos permite dizer que temos os melhores juniores do País em Maresias”, diz.

Na Sub 18 e na Sub 16, no Masculino e na Feminina, os dois melhores do ranking serão convocados pela Confederação Brasileira, que ainda convidará um terceiro atleta em cada categoria. A competição também contará com a Sub 14, esta valendo pontos para a disputa do título no final do ano.

Entre as forças presentes em Maresias, destaque para a Paraíba, que chega com três atletas com chances reais de integrar a seleção brasileira nos Estados Unidos. Felipe Alves da Silva é o líder da Sub 18; Kauã Hanson, o terceiro da Sub 16; e Nalanda Carvalho, a vice-líder da Sub 18 (e também foi a quarta na Sub 16). “Estou muito animada e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, afirma a surfista de 16 anos.

Residente em Maresias, Leonardo Barcelos compete em casa na etapa decisiva do CBSurf Júnior Tour.

Outros dois nomes fortes competem por seus estados, mas podem ser considerados talentos locais de Maresias. Leonardo Barcelos, de Santa Catarina, foi o segundo na Sub 18 e Júlia Duarte, do Rio de Janeiro, a terceira na mesma faixa etária feminina, e ambos moram atualmente em Maresias, integrando o Instituto Gabriel Medina. Na Sub 16, a carioca Maju Freitas foi segunda e tem a vantagem de conhecer bem o pico, por também ter treinado no IGM em 2017.

Entre os paulistas, Sophia Medina é “prata da casa” e aparece em terceiro no ranking. Sua prima, Isabela Saldanha também mora em Maresias e está em quarto lugar na Sub 18. Mas sem dúvida, a principal estrela do evento é a catarinense Tainá Hinckel, líder da Sub 18 e da Sub 16. A surfista conhece muito bem as ondas de Maresias, onde já competiu e venceu várias vezes e tem na “bagagem” até mesmo experiência em etapa do CT.

A lista dos cotados também conta com o baiano Davi Mendes, líder da Sub 16, o potiguar Mateus Sena e o catarinense Luiz Mendes, segundo e quarto na mesma faixa etária. Na Sub 18, aparecem o pernambucano Cauan Nunes e o cearense Cauã Costa, terceiro e quarto colocados. Já na Sub 14, Caio Costa defende a ponta do ranking, competindo em casa e com o apoio da torcida.

Heitor Muller, de Santa Catarina, é o vice-líder, seguido do cearense Adriano de Souza, que não só tem o mesmo nome do brasileiro campeão mundial do CT em 2015, como é patrocinado pelo ídolo. Completa a lista dos primeiros colocados, o potiguar Adauto Sena, na quarta colocação.

O evento válido pelo Brasileiro de Base abre a programação em Maresias, que também contará, no outro final de semana com a segunda etapa do CBSurf Pro Tour, com a Prefeitura de São Sebastião apresenta Maresia Pro SP 2018, com R$ 80 mil em premiação para as categorias masculina e feminina, sendo R$ 10 mil aos vencedores. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected].