CBSurf Junior Tour

Heitor levanta a torcida

Heitor Mueller faz a festa da torcida local com o título Sub 18 da segunda etapa do CBSurf Junior Tour, realizada em São Francisco do Sul (SC); Tainá Hinckel domina categorias femininas.

0
Heitor Mueller fica com o título Sub 18 e o vice-campeonato Sub 16 no quintal de casa.

A segunda etapa do Circuito CBSurf Junior Tour foi realizada no último final de semana (24 e 25) na Prainha, São Francisco do Sul (SC).

Destaques para Tainá Hinckel, que levou as duas categorias femininas (Sub 16 e Sub 18); Ryan Kainalo, campeão Sub 14; Caio Costa, vencedor da Sub 16, e para o herói local Heitor Mueller, melhor surfista da Sub 18.

Apresentado pela Silverbay, o CBSurf Junior Tour também é qualificatório para o Mundial Pro Junior da ISA (International Surfing Association), marcado para o final de outubro na Califórnia (EUA).

Pela Sub 14, Ryan Kainalo já havia faturado a primeira etapa na Bahia. Desta vez, depois de uma temporada treinando na Indonésia, ele também venceu em São Chico e aumentou ainda mais a distância no ranking. Sunny Pires (2º), Anuar Chiah (3º) e Guilherme Fernandes (4º) completaram o pódio.

“Cheguei agora da Indonésia, onde treinei muito. Consegui pegar duas ondas na final e estou muito feliz. Isso me dá muita confiança para conseguir o título na última etapa”, diz Kainalo.

Tainá Hinckel faz dobradinha e domina categorias femininas em São Chico.

No Feminino, a atual líder do circuito sul-americano Tainá Hinckel dominou as duas categorias em disputa, Sub 16 e Sub 18.

A final Sub 16 foi marcada pelas interferências. Logo na primeira onda da bateria, Isabela Saldanha fez uma interferência em cima de Sophia Medina. No meio da bateria, Sophia retribuiu a interferência em cima de Isabela. Desta maneira, o caminho ficou livre para Tainá vencer a disputa.

Na segunda colocação ficou Isabela Saldanha e em terceiro lugar Sophia Medina. Mariana Areno (RJ) estava contundida e não competiu nesta final, ficando com a quarta posição. Já pela Sub 18, Tainá venceu as cariocas Maju Freitas (2ª), Julia Duarte (3ª) e Nairê Marquez (4ª)

Caio Costa arrebentou as ondas da Prainha e foi o grande campeão da categoria Sub 16. O local Heitor Mueller mostrou que conhece bem a onda de casa e conquistou o segundo lugar. Luiz Mendes, da vizinha Barra do Sul, ficou em terceiro e o paranaense Kainan Meira foi o quarto.

“Estou muito feliz de vencer aqui na Prainha, sábado eu consegui apresentar um bom surfe, agora na final novamente. Já tive outros bons resultados aqui e vencer novamente é incrível! Só tenho a agradecer a todos os meus patrocinadores e vamos para a próxima”, comemora Caio.

Paulista Caio Costa vence na Sub 16.

Herói local Em sua segunda final do dia, Heitor Mueller desta vez venceu a categoria Sub 18. O surfista local de São Chico executou um aéreo sinistro, tirou a nota 8.17, e assumiu a liderança da bateria, segurando a vantagem até o final.

Leo Casal ficou em segundo, com Diogo Santos em terceiro e Mateus Sena em quarto. Heitor é o atual Campeão Brasileiro Sub 14, e este ano está disputando as categorias Sub 16 e Sub 18 do CBSurf Junior Tour.

“Eu estou muito feliz em ter levado a Sub 18, foi uma virada eletrizante, todos os outros três participantes estão de parabéns, surfam demais”, resume o herói local da Prainha.

Homenagem e luto Reiginaldo Ferreira, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), pediu um minuto de silêncio durante a cerimônia de premiação. O objetivo foi homenagear o surfista Fernando Moura, o Fanta, e o seu pai Volnei Gomes de Moura. Ambos faleceram recentemente de infarto.

“Foi um golpe para todo mundo, não só o Fanta, mas o pai dele também veio a falecer no mesmo dia, então a gente queria deixar esta homenagem a este grande surfista aqui de Santa Catarina. Realmente Santa Catarina está em luto, apesar deste evento, destas vitórias, mas nós estamos muito consternados com o falecimento do nosso amigo e grande surfista Fanta”, fala Reiginaldo.

Conscientização ambiental O evento ainda contou com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

A segunda etapa do CBSurf Junior Tour 2019 é apresentada pela Silverbay. Realização: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), ASP (Associação de Surf da Prainha) e Swell Eventos. Patrocínio: Prefeitura de São Francisco do Sul. Apoio: Pró-Ilha Surfboards, Lord of the Sea e Studio DoZero, Deck 66, Bar do Banana, Machado Contabilidade, Restaurante Pirata, Kanto da Pizza, Bar Ta na Onda, Restaurante Harry, Pousada da Ilha, Banana Joe Louge, Rei do Frango, Pastelaria Enseada, Monteiro Bar e Lanchonete.

Resultados

Sub 14

1 Ryan Kainalo (SP)
2 Sunny Pires (SP)
3 Anuar Chiah (PR)
4 Guilherme Fernandes (SP)

Sub 16 Feminino

1 Tainá Hinckel (SC)
2 Isabela Saldanha (SP)
3 Sophia Medina (SP)
4 Mariana Areno (RJ)

Sub 18 Feminino

1 Tainá Hinckel (SC)
2 Maju Freitas (RJ)
3 Julia Duarte (RJ)
4 Naire Marquez (SP)

Sub 16

1 Caio Costa (SP)
2 Heitor Mueller (SC)
3 Luiz Mendes (SC)
4 Kainan Meira (PR)

Sub 18

1 Heitor Mueller (SC)
2 Leo Casal (SC)
3 Diogo Santos (BA)
4 Mateus Sena (RN)

Equipes

1 Santa Catarina
2 São Paulo
3 Bahia
4 Rio de Janeiro
5 Rio Grande do Norte
6 Paraná
7 Rio Grande do Sul
8 Paraíba
9 Ceará