Grand Master Tour

Velha guarda na Atalaia

ASPI Grand Masters reúne velha guarda do surfe do Sul do País, neste sábado (13), na Praia da Atalaia, Itajaí (SC).

0
Troféu de campeão da categoria Master terá o nome de Álvaro Rocha Kenig, lenda do surfe da Atalaia que faleceu no ano passado.

Os surfistas das antigas já têm encontro marcado neste mês de fevereiro, na famosa Praia da Atalaia, em Itajaí (SC). Está de volta o tradicional ASPI Grand Master Tour, apresentado pelo Bravíssima Private Residence. O campeonato deverá acontecer neste sábado (13), pois uma ondulação de um metro está prevista para chegar. A competição, que vale pontos para o ranking da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), tem um período de espera entre os dias 8 e 27 deste mês.

A organização do circuito e a diretoria da Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) decidiram homenagear Álvaro Rocha Kenig, o Alvarenga, um dos primeiros surfistas de Itajaí, falecido no ano passado. O troféu da categoria Master levará o nome do legend atalaino que fez história no pico.

Após dois anos sem a competição, os masters do surfe catarinense não pensaram duas vezes quando o circuito foi anunciado pelo seu idealizador Erivelto José Cristóvão, o Neguitcho. A procura por inscrições foi tanta que, mesmo antes do lançamento oficial do circuito, todas as vagas da primeira etapa já foram preenchidas. Serão três etapas que definirão o campeão do circuito.

Alguns dos principais nomes da velha guarda do surfe no sul do país estarão no mar: Saulo Lyra, Roni Ronaldo, Álvaro Bacana e Neco Padaratz, entre outras feras que deverão dar um show nas ondas da Atalaia. As baterias já podem ser vistas no site da ASPI.

Competição recebe alguns dos melhores surfistas masters do Sul do País, como Saulo Lyra (foto), Roni Ronaldo, Álvaro Bacana e Neco Padaratz.

Premiação

Serão premiados os quatro primeiros colocados de cada categoria, com troféus para os campeões, medalhas para as 2ª, 3ª e 4ª colocações, mais kits de produtos dos co-patrocinadores Banana WAX e Santa Costa, além de valores em dinheiro.

Troféu terá nome de lenda atalaiana

A etapa do ASPI Grand Master Tour vai homenagear Álvaro Rocha Kenig, o Alvarenga. O troféu do campeão da categoria Master terá o nome desta lenda atalaiana. O surfista, que fez parte da primeira geração de surfistas da cidade, faleceu ano passado vítima de um câncer de pele adquirido após muitos anos de surfe.

Alvarenga fez parte da ‘Libertação da Atalaia”, na década de 70. Em um estranho caso de localismo às avessas, os itajaienses, jovens e ainda nos primeiros passos do esporte, passaram a ser hostilizados pelos forasteiros em seu próprio quintal.

“Depois de um tempo, vendo o absurdo que era a gente não poder surfar na nossa praia, decidimos: vamos botar pra correr”, falava o saudoso Álvaro Rocha Kenig, que também foi fundador da antiga ASFI, que depois se tornou a ASPI.

Alvarenga sempre foi preocupado com a preservação da Atalaia e Brava que tanto amava. Ele sempre tinha no carro uma sacola plástica para recolher o lixo deixado pelos turistas e frequentadores das praias. “Meu pai sempre chegava em casa reclamando dos turistas que sujavam as praias. Ele sempre trazia uma sacola cheia de lixo”, relembra Juliana Kenig Cassetari.

Juliana ainda ressaltou que Alvarenga sempre incentivou seus filhos e netos a surfarem e praticarem esportes. “Apesar de ter uma vida corrida e estressante todo o final de semana ele tomava um banho de mar e surfava. Ele dizia que o mar renovava as suas energia”.

Medidas de prevenção à Covid-19

Todos os integrantes da competição deverão usar máscaras enquanto não estiverem na água; Todos os atletas deverão utilizar recipientes individuais para hidratação durante todo período, sendo proibido o compartilhamento dos mesmos; Quando sentados, a distância entre os atletas e organização deverão ser de no mínimo um metro e meio; Haverá um totem com álcool para os atletas higienizar as mãos; Os atletas se responsabilizam de seguir as medidas de prevenção a fim de não evitar punições.