SP Contest

Circuito renovado

Primeira etapa do SP Contest acontece neste fim de semana em Maresias, São Sebastião (SP).

0
Leo Romano defende o título da categoria Júnior.

Nos anos 90, Renan Rocha levou o nome da capital paulista para os pódios do Brasil e do mundo. Nessa época ainda não existia um circuito focado apenas nos surfistas da cidade, e fora Renan, Paulo Tendas foi outro paulistano a ganhar projeção nacional nos anos 70 e 80. Apenas em 2002, quando Rocha estava em sua quarta temporada na elite mundial, surgiu a primeira versão da competição hoje representada pelo Surf Trip SP Contest.

Hoje, em sua 17ª edição, o circuito é considerado a plataforma que impulsiona paulistanos a alcançarem voos mais altos. Antes esporádicos, vemos hoje o contingente aumentar massivamente em competições nacionais e internacionais, em modalidades variadas tais como SUP, Master, Open, e principalmente nas categorias de base.

Destaca-se entre os novatos, Ryan Kainalo, 12, filho de Alex Miranda, fissurado competidor e free surfer gabaritado pelas ondas mais icônicas do mundo. Atualmente, Kainalo não disputa o SP Contest, mas deu os primeiros passos no campeonato e ranqueado garantiu vaga no estadual amador, caminho hoje seguido por outros talentos. De lá para cá nunca mais parou e já ganhou campeonatos no Brasil e no mundo.

“Tanto o Ryan, que competiu anos atrás, quanto o Phelippe Neves e Ian Sato entraram para o circuito paulista amador após iniciar no nosso evento. Temos esse papel de fomentar a nova geração paulistana, de estar atentos aos novos talentos e ajuda-los a progredir profissionalmente. O Ryan tornou-se um dos melhores do Brasil em sua faixa etária. E quando olhamos pra trás, lembramos daquele garotinho que acompanhava o pai nas competições, começou a participar e a tomar gosto pela coisa”, destaca Eduardo Nascimento, organizador e idealizador do circuito.

O SUP paulistano também tem relevância. “Felippe Gaspar é um garoto que mora em SP, treina no Guarujá e está sempre na ponta do ranking em competições mundiais e nacionais”, recorda Nascimento.

Renovação na Júnior Após quatro anos de hegemonia de Thiago Meneses, no ano passado, o título da categoria Júnior ficou com Leo Romano, após derrotar Philippe Neves num confronto à parte durante toda final. Dudu Asfo também chegou junto, assim como caçulinha do evento Ian Sato, de apenas sete anos.

Romano, que mora em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, está na expectativa para a etapa de abertura. “Defendo o título então sei que vou ter que surfar melhor do que no ano passado para manter a 1ª colocação na Júnior. Fora que cheguei em segundo na Open, competindo contra surfistas mais experientes. Sei que posso ter o mesmo rendimento este ano”, comenta ele, atualmente com 16 anos (e participa do circuito desde os 11).

Morador do bairro do Itaim Bibi, também na Zona Oeste, o vice-campeão Phelippe espera chegar às finais Junior e Open. “Só quero que tenha boas ondas durante o campeonato, diz o surfista de 14 anos, em sua segunda temporada no evento e garantido no paulista amador graças ao vice-campeonato no ano passado. “Com o meu desempenho, consegui a vaga para competir contra os melhores do estado e do Brasil”, afirma Neves.

Leco Salazar participa de ações especiais em Maresias.

Tetracampeão Júnior e vencedor da Open no ano passado, Meneses faz estrago também nos circuitos regionais e universitários que disputa. No ano passado estreou na Open e garantiu mais um título para a carreira.

“Tem uma galerinha muito boa sendo formada e o paulistano tem uma preparação para eventos municipais e estaduais. Sigo este caminho desde os meus seis. Para mim foi muito importante sair da Júnior e conseguir minha vitória na Open no primeiro ano. Mostrei minha evolução e capacidade de surf e competição”, comenta Meneses.

O evento tem início no sábado, a partir das 8 horas, com o primeiro round da categoria Open e as disputas rolam durante todo o dia até o fim de tarde.

Presença ilustre Uma ação organizada pela HD em parceria com Surf Trip levará à praia durante todo o evento, Leco Salazar, campeão mundial de SUP e bicampeão brasileiro da modalidade.

Patrocinado pelas duas empresas, ele é um dos pioneiros no stand up, sendo o primeiro campeão brasileiro em 2009 e primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial em 2012. Competidor nato, que mantém um índice de aproveitamento notável principalmente nas etapas dos mundiais realizadas no Brasil: venceu três de quatro realizadas.

Durante o evento em Maresias, a HD contratou um professor de surf para dar aulas ao público e a ideia é que Leco dê uns toques pra galera, universo que ele também já tem experiência. “Vai ser um prazer ajudar e compartilhar um pouco da minha experiência e comportamento dentro do mar. Meu pai (Picuruta Salazar) tem uma escola em santos no Quebra-Mar, no Canal 1, em Santos, e lá ele ministra aulas gratuitas pela prefeitura”, comenta Leco.

Há 10 anos competindo na modalidade, o foco do atleta agora é participar da primeira etapa do circuito mundial de SUP, que acontece em setembro em Nova Iorque, entre 18 e 23 de setembro. “Meu plano é esse, competir no circuito que me consagrou campeão mundial, além de participar de eventos regionais para me manter treinado”, comenta ele, que em 2008 estreou no SUP em um campeonato realizado em Santos.

Outra evento mundial que Leco participará é o ISA Games, considerada as Olimpíadas do Surf, que acontece em novembro em Búzios. “Vou representar o país junto com o Caio Vaz. E em novembro será a vez de competir no circuito brasileiro de Ibiraquera (SC), onde disputarei meu terceiro título brasileiro. Falta só confirmar a realização da última etapa do mundial nas Ilhas Canárias, se realmente tiver, estarei lá também”, adianta o atleta.

Desde cedo Leco vive o universo das competições, por acompanhar sempre o pai Picuruta, dez vezes campeão brasileiro de Longboard. “Essa vivência me serviu de base para o SUP, já que aprendi muito em termos de competições convivendo com meu pai diariamente nesses eventos, repleto de grandes nomes do surf brasileiro”, ressalta.

Entre as modalidades do Surf Trip SP Contest, o SUP é uma das mais acirradas contando com atletas de alto-nível como Phellipe Gaspar e Roger Marques. “Acho ótimo a ideia de incluir a modalidade, pois muitos desses atletas participam do circuito brasileiro e vão atrás do título de melhor da Grande SP. É muito bom para a modalidade, que está um pouco carente no Brasil e incentiva cada vez mais o número de praticantes, além de servir como treino para as competições brasileiras e internacionais.

Com apresentação da HD e O’Neill, a 17ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Starter, Ihouse, Surf Trip Tour, Boardaid, rádio Cutback. Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Maresias, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Prefeitura Municipal do Guarujá. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.