Rip Curl Grom Search

Samuel julga molecada

Com 184 surfistas de 12 estados, tradicional Rip Curl Grom Search dá a largada neste sábado (15) em formato virtual; Samuel Pupo será um dos jurados do evento.

Campeão internacional do Rip Curl Grom Search, Samuel Pupo divide um pouco de sua experiência com a nova geração.

Num campeonato conhecido por revelar os novos valores do surfe brasileiro, nada melhor que um jovem talento com grande vivência nessa competição atuando como um dos juízes para avaliar as ondas. Paulista de Maresias, Samuel Pupo, que já foi campeão nacional e internacional do evento, desta vez estará do outro lado, julgando a garotada, na fase online do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, que começa neste sábado (15).

O primeiro sábado de disputas virtuais será reservado para os atletas da categoria Mirim  (sub 16), com transmissão ao vivo pelo Waves e pelo hotsite oficial da competição. Devido à pandemia de Covid-19, o maior campeonato da nova geração no País terá uma primeira fase de seletivas no formato virtual, definindo os finalistas das cinco categorias para a grande final presencial, no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, onde está localizada a primeira piscina de ondas artificiais da América Latina.

Atleta da equipe Rip Curl desde 2014, Samuel Pupo foi convidado pela organização para contribuir no evento, estreando nessa nova função, ao lado de três experientes juízes brasileiros. Ele ficou feliz com o convite e não esconde a ansiedade para acompanhar os novos talentos no campeonato que conhece muito bem.

“Estou muito ansioso para que comece. Tenho certeza de que estou preparado. Gosto muito de ver a nova geração em ação, por isso que topei julgar esse campeonato”, afirma. “Julgar on-line é bem diferente, mas com juízes experientes ao meu lado, que vão me ajudar bastante e minha experiência nessa competição. Vai ser divertido”, complementa.

Samuca destaca a importância do Rip Curl Grom Search na trajetória do atleta. “Sem dúvida projeta a carreira amadora da molecada. Eu consegui sair vitorioso no evento Nacional e também na final Internacional. Consegui colocar o meu nome ao lado de grandes atletas, que já ganharam e hoje são os melhores do mundo”, afirma Samuel, campeão internacional em 2015, competindo “em casa”, na Praia de Maresias. Além dele, outro brasileiro que também se consagrou na final Internacional, Gabriel Medina, em 2010, na Austrália.

Seletiva virtual seleciona os finalistas para evento presencial na Praia da Grama, em Itupeva (SP).

Aos 20 anos de idade, Samuel Pupo segue se preparando para ingressar no Championship Tour e em 2019 chegou muito perto da vaga. Agora, vive essa nova realidade da pandemia, mas não deixou de seguir seus treinos. “Consegui me manter focado durante esse período, treinando dentro e fora d’água. Senti que meu corpo evoluiu muito nessa época de pandemia e agora, com a confirmação de um campeonato regional no Equador, os treinos serão mais fortes para garantir vaga nos primes”, comenta.

Outros juízes

No julgamento, Samuel terá a companhia do cearense Armando Júnior, o Pracinha, árbitro desde 1998, o catarinense Flávio Caldas, o Bandalha, que iniciou na função em 97, e o paulista Daniel Miranda, atuando nos campeonatos desde 2001 – todos com vasta experiência em campeonatos internacionais, inclusive no exterior, e também nesse novo formato de disputas online que ganhou força desde o ano passado com início da pandemia.

Pracinha é head judge da Federação de Surf do Estado do Ceará desde 1998 e entre os grandes eventos que atuou está o Mundial da ISA em 2009, no Equador. Flávio Caldas é head judge da Federação Catarinense de Surf, julgou no ISA World Junior na Nova Zelândia, em 2010, em etapas da WSL no Taiti, África do Sul, Taiwan, Peru e China. Daniel Miranda é diretor técnico da Federação de Surf do Estado de São Paulo e já atuou em campeonatos no Chile e Havaí. Junto com eles estará o locutor paulista Paulo Issa, com grande vivência em transmissões on-line de campeonatos, inclusive na Austrália.

“Decidimos convidar o Samuca para esse julgamento, pela total identidade que ele tem com o campeonato. Vai ser muito bom ter esse olhar de um competidor, que é um dos dois brasileiros na galeria de campeões do Rip Curl Grom Search. Estará ao lado de grandes juízes que farão um trabalho importante em selecionar os 40 melhores competidores para a final presencial, para termos um verdadeiro show de surfe num cenário inovador e inédito no Brasil. Escolhemos juízes das três principais regiões do País, Sul, Sudeste e Nordeste, para termos uma competição equilibrada e justa. Temos atletas de diferentes regiões do país competindo no evento, do Rio Grande do Sul ao Ceará e essa decisão visa ter por trás das notas profissionais com experiência comprovada representando diferentes regiões do Brasil”, comenta o gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez.

Protocolos

O Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama terá 184 surfistas, de 12 estados, do Ceará ao Rio Grande do Sul, divididos em cinco categorias, com limite de 16 anos. Todos participarão das seletivas on-line, enviando duas ondas surfadas no Brasil nesse ano e gravadas em vídeo a cada round, que serão avaliadas ao vivo pelos juízes. Nessa primeira fase da competição virtual, serão seis sábados seguidos de transmissões ao vivo, apresentando o que há de melhor entre a nova geração do surfe brasileiro.

Serão selecionados os oito melhores de cada faixa etária, totalizando 40 competidores na grande final presencial no Condomínio Fazenda da Grama, onde serão aplicados todos os protocolos de segurança nos dois dias de competição programadas para acontecer na primeira piscina de ondas artificiais da América Latina, que já está pronta. Estarão em ação as categorias masculinas Mirim Sub 16, Iniciante Sub 14 e Grommet Sub 12 e as Femininas Mirim Sub 16 e Iniciante Sub 14. O regulamento dessa fase inicial e virtual está disponível no site oficial do evento.

O Rip Curl Grom Search é apresentado por Praia da Grama. Patrocínio: Citroën, GoPro e Brazinco. Apoio: Meu Dome, Ibellis Burguer, Jandaia Cadernos, Lojas Ophicina, Prefeitura de Florianópolis, AFESC e Curta Mais Floripa. Divulgação: FMA Notícias. Cobertura Online: Waves. Realização: Rip Curl em parceria com a Swell Eventos.

Cronograma das disputas virtuais

1ª Transmissão ao vivo – Sábado, 15/05

14h às 17h – 1º Round Categoria Mirim – (12 Baterias)

2ª Transmissão ao vivo – Sábado, 22/05

14h às 17h30 – 1º Round Categoria Grommets – (13 Baterias)

3ª Transmissão ao vivo – Sábado, 29/05

14h às 15h30 – 1º Round Categoria Feminino Sub 16 – (6 Baterias)
15h30 às 17h30 – 1º Round Categoria Feminino Sub 14 – (7 Baterias)

4ª Transmissão ao vivo – Sábado, 05/06

14h às 17h – 1º Round Categoria Iniciantes – (11 Baterias)
17h às 18h – 2º Round Categoria Grommets – (4 Baterias -1 a 4)

5ª Transmissão ao vivo – Sábado, 12/06
14h às 15h – 2º Round Categoria Grommets – (3 Baterias – 5 a 7)
15h às 16h30 – 2º Round Categoria Mirim– (6 Baterias)
16h30 às 17h45 – 2º Round Categoria Iniciantes – (6 Baterias)

6ª Transmissão ao vivo – Sábado, 19/06

14h às 14h50 – Quartas de Final Categoria Mirim – (4 Baterias)
14h50 às 15h40 – Quartas de Final Categoria Iniciantes – (4 Baterias)
15h40 às 16h30 – Quartas de Final Categoria Grommets – (4 Baterias)
16h30 às 17h20 – Quartas de Final Categoria Feminino Sub 14 – (4 Baterias)
17h20 às 18h00 – Quartas de Final Categoria Feminino Sub 16 – (4 Baterias)

Exit mobile version