Rio de Janeiro

Confraternização em Ipanema

Quarta edição do Torneio Stone House reúne a galera em Ipanema (RJ) em evento que tem como pilares o fomento ao esporte, sustentabilidade e arte.

0

No último dia 22 de junho, em um sábado de sol na praia de Ipanema, ocorreu a 4ª edição do Torneio Stone House, campeonato amador que tem como pilares o fomento ao esporte, sustentabilidade e arte.

Uma ondulação consistente de sul-sudoeste entrou com tudo e despertou as famosas “fechadeiras” de Ipanema. Em condições desafiadoras, foram realizadas duas categorias: a masculina, com 24 competidores, e a feminina, com 9 competidoras. Os participantes botaram pra baixo e deram um show de surfe ao público presente, garantindo um astral incrível para o dia. Ao término do campeonato, não se via nenhum lixo na areia. A área estava mais limpa do que no início do dia, e isso já é marca registrada em todos os eventos Stone House.

Durante o campeonato foi testado um inovador sistema de medição de ondas, o ondômetro óptico, uma ferramenta ainda em desenvolvimento. A ideia surgiu de uma colaboração de pesquisadores da UERJ e UFRJ e tem como objetivo medir a altura de onda na zona de surfe, sem a necessidade de manusear equipamentos no mar.

O equipamento consiste de uma estrutura móvel onde duas câmeras de celular são fixadas, alinhadas verticalmente e posicionadas em algum ponto na praia. O programa é capaz de detectar alguns pontos importantes na imagem, como o horizonte, a crista e o cavado das ondas. Cada câmera captura os mesmos pontos, mas sob perspectivas diferentes. Ao correlacionar as posições de pontos correspondentes, o programa pode transpor as posições dos pontos nas imagens para o mundo real e então definir a altura da face da onda.

A competição foi acirrada e a final masculina foi constituída por quatro atletas: Bruce Rubim, Wayan Nicholas, Zé Tepedino e Cacau Porto. Marcada pelo equilíbrio, Bruce conseguiu achar as melhores seções para se sagrar bicampeão do torneio, o único a realizar tal feito.

Já na feminina, a final teve Ana Beatriz Redko, Fernanda Avelino, Priscila Allegreti e Maria Claudia Lafraia. Bia Redko, que ao chegar na praia nem mesmo sabia se iria encarar as ondas, acabou levando a finalíssima e se sagrando campeã do torneio. E quem levou o prêmio de maior onda surfada do campeonato foi a Kim Battaglin. Já o prêmio de “maior vaca” foi da surfista Luisa Ramos.

Categoria Masculina

1 Bruce Rubim 12,50
2 Wayan Nicholas 7,84
3 Cacau Porto 6,64
4 Zé Tepedino 5,50

Categoria Feminina

1 Ana Beatriz Redko 14,50
2 Priscila Allegreti 8,50
3 Fernanda Avelino 7,17
4 Maria Claudia Lafraia 1,17

Apoios – OsklenSurfing, Cerveja Praya, Rayzen Surfboards, Atelier Mourão, The Vaz Brothers, Makai Bikini, Kilhas, Surfed Out, Terra Azul e ZB Burguer.