Circuito ASJ

Polo em alta na Joaca

Marco Polo fatura categoria Open na segunda etapa do circuito local da praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Circuito OP ASJ 2018, Joaquina, Florianópolis (SC)

Dando sequência ao calendário de eventos de 2018, a segunda etapa do Circuito OP ASJ de Surf Amador 2018 foi finalizada no último domingo (15), na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

Organizado pela Associação de Surf da Joaquina (ASJ) e com apresentação da Ocean Pacific (OP), o evento reuniu 92 surfistas divididos em 12 categorias para um dos circuitos locais mais tradicionais de Santa Catarina.

A etapa distribuiu pranchas e kits, totalizando 15 mil reais de premiação. No final do ano, os campeões do ranking nas categorias Júnior e Open receberão passagens para o Peru e México, respectivamente.

Quando o assunto é campeonato de surfe na Joaquina, a constância das ondas que fez a fama da praia mundialmente é garantia de sucesso dentro e fora da água. “Por menor que seja o tamanho do swell, a Joaquina oferece ondas com excelente qualidade para a realização de um campeonato de surfe”, declara Flávio Caldas, diretor técnico da ASJ e árbitro que integra o quadro oficial da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) e da WSL South America.

O final de semana ensolarado com temperaturas agradáveis nada lembrou o inverno na região sul. Boas ondas, com séries quebrando acima de meio metro encaixaram com perfeição milimétrica no banco de areia da Joaca. “O mar está muito bom para a disputa de um campeonato de surfe: liso, perfeito e com vento terral”, comenta o local João Godoy durante o primeiro dia de disputas.

A categoria Surf Adaptado foi decidida na última bateria do sábado, aproveitando as boas condições das ondas. O título foi para o surfista de Itajaí (SC) Jonathan Borba, que literalmente saiu do ônibus para a decisão. Ele chegou atrasado à bateria quando faltavam 8 minutos para o término, e ainda conseguiu pegar três ondas que lhe deram o título da etapa.

“Estava treinando em Itajaí de manhã, quando recebi uma mensagem dizendo que alteraram o cronograma e nossa bateria rolaria no final de tarde. Comecei a colocar a roupa de borracha ainda dentro do ônibus perto da Joaquina e achei que não ia dar tempo”, revela o campeão, que foi aplaudido pelo seu esforço por seus oponentes dentro da água.

Domingo de finais Mesmo diminuindo no domingo, as ondas continuaram com boa formação para o encerramento da etapa. As finais do surfe feminino tiveram três campeãs diferentes, com as vitórias de Sannia Antunes na Feminino Open, Kyany Hyakutake na Feminino Sub 16 e Isabela Bonatto na Feminino Sub 12.

As categorias de base são um atrativo nos eventos pelo Estado, com a presença dos jovens atletas acompanhados de seus pais, dando um ar familiar às disputas durante o final de semana.

O catarinense Ryan Martins teve um domingo de alegrias na Joaquina, marcando presença em três decisões e vencendo uma. O local da praia do Santinho foi o campeão da categoria Petiz, com duas ondas fortes que fizeram a diferença a seu favor na final.

Outro destaque do final de semana foi Keone Roitman, de 10 anos. Filho de brasileiros, o garoto nasceu no Havaí,e está de férias no Brasil. “O Keone começou a competir em 2017 nos circuitos da NSSA e HSA no Havaí, e ficou em segundo lugar numa etapa neste ano”, revela Thiago Roitman, pai do atleta. “O evento está demais, com um excelente nível técnico e organização impecável. O pessoal de lá deveria aprender aqui com a ASJ como se organiza um campeonato”, conclui Roitman.

Keone impressionou com uma linha de surfe madura para sua pouca idade. Ele venceu com folga a categoria Infantil, marcando uma das maiores notas da prova (8.50), que lhe ajudou a totalizar 15.75 pontos de somatório.

Diretamente de Balneário Camboriú (SC), Takeshi Oyama veio disputar o evento de seu patrocinador e fez bonito, ficando com o título da Iniciantes numa bateria apertada contra João Vitor Guimarães (2º) e Artur Arruda (3º), e Ryan Martins (4º).

As categorias Mirim e Júnior tiveram belas disputas e viradas de resultados, mostrando a qualidade e o nível dos atletas que disputam o circuito ASJ. Daniel Gehlen apostou no surfe ágil para vencer a Mirim, por uma pequena diferença em relação ao segundo colocado Luan Silveira.

Na sequencia, Uriel Batista repetiu o resultado da primeira etapa e dominou a situação com folga na final Junior. Com a vitória, Uriel disparou na liderança do ranking, e segue firme em busca da passagem para o Peru oferecida pela Liquid Trips ao campeão da categoria no final da temporada.

As categorias Open, Master e Local contaram com a presença de grandes nomes do surfe catarinense, como Guga Arruda e Marco Polo, que já foram campeões profissionais em Santa Catarina, e continuam afiados quando o assunto é competição

Após um longo tempo sem competir, Guilherme Tranquilli sentiu novamente a satisfação de vencer um campeonato e ficou com o título da Local. Guga Arruda confirmou o favoritismo na categoria Master e ficou com o título da etapa.

A última decisão foi na categoria Open, com uma disputa equilibrada entre os quatro finalistas. O ex-Top CT Marco Polo já havia marcado a maior nota do evento (9.25) durante a semifinal, e colocou seu backside em ação nas esquerdinhas perfeitas da Joaca, para vencer a Open e entrar na briga pela passagem para o México oferecida ao campeão do ranking 2018 pelo Puerto Escondido Quiosque Mexicano .

A diferença entre os quatro finalistas foi pequena e nos segundos finais, Ramiro Rubim, ainda arrancou 8.80 para roubar a segunda posição de João Godoy, vencedor da etapa de abertura do circuito e líder do ranking nesse momento.

A terceira e última etapa do Circuito OP ASJ de Surf Amador 2018 será dias 9 e 10 de dezembro, e contará com a categoria Pro/aM, que assim como no ano passado, premiará os finalistas com dinheiro.

A segunda etapa do Circuito ASJ de Surf Amador 2018 teve a apresentação da Ocean Pacific (OP). Patrocínio: Puerto Escondido Quiosque Mexicano e Liquid Trips. Apoio: SDA Surfing, Hot Glass, Mix Fins, Kxo Surfboards, Restaurante Pedra Careca, Rhyno, Tick Deck, Ilha Store, Tropical Brasil, Tikehau Surf Shop, Goda´s, Mormaii Joaquina, Panificadora Lisboa, Boletim de Olho no Mar, In Paradise e Magic Island Wax. Realização: ASJ (Associação de Surf da Joaquina). Supervisão técnica: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Open

1 Marco Polo
2 Ramiro Rubim
3 João Godoy
4 Guilherme Tranquilli

Júnior

1 Uriel Sposaro
2 Máximus Petrina
3 Daniel Gehlen
4 João Godoy

Mirim

1 Daniel Gehlen
2 Luan Silveira
3 Matheus Vidal
4 Maximus Petrina

Iniciantes

1 Takeshi Oyama
2 João Vitor Guimarães
3 Arthur Arruda
4 Ryan Martins

Master

1 Guga Arruda
2 Jussemir Junior
3 Guilherme Bernardini
4 Jorge Correa

Infantil

1 Keone Roitman
2 Gabriel Ogasahara
3 Pedro Souza
4 Ryan Martins

Petiz

1 Ryan Martins
2 Keoni Rotman
3 Maddox Petrina
4 Isabella Bonnato

Feminino Open

1 Sannia Antunes
2 Pâmella Mel
3 Kiany Hyakutake
4 Laura Raupp

Feminino Sub 16

1 Kyany Hyakutake
2 Pâmella Mel
3 Laura Raupp
4 Iasbella Bonatto

Feminino Sub 12

1 Isabella Bonnatto
2 Maria Amélia Autuori
3 Luiza Rosa
4 Sofia Rocha

Surf Adaptado

1 Jonathan Borba
2 Gelder Costa
3 Robson Gasperi
4 Silvana Helena

Local

1 Guilherme Tranquilli
2 Ronaldo Silveira
3 Pedro Souza
4 Gabriel Nasa

Exit mobile version