Nova geração

Clarinha cheia de planos

Surfista carioca Clarinha Silva, de 14 anos, volta a treinar forte de olho no futuro.

0
Clarinha tem treinado forte.

Filha do ex-surfista profissional Marquinho Silva, Clarinha Silva começou a surfar com 6 anos de idade, de brincadeira, e logo pediu aos seus pais para entrar numa escolinha em Guaratiba. Imediatamente ela se apaixonou. “Sinto-me livre e me afasto dos meus problemas”, diz ela.

Atualmente ela tem treinado forte com seu pai, que é técnico, e está evoluindo rapidamente. Após a pausa da pandemia, ela voltou com tudo e surfa diariamente em picos como Guaratiba, Grumari, Prainha e Recreios dos Bandeirantes, sempre com as pranchas do shaper Joca Secco, da Wetworks.

Clarinha já viajou para a Indonésia e fez algumas trips nacionais para Ubatuba, Maresias, Santos e Saquarema. O sonho ela é surfar em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).

A surfista de 14 anos começou a competir em meados de 2019 e já tem bons resultados no currículo, como vice-campeã na 2ª etapa da competição “Nós É Surf – Grumari” e terceira na prova seguinte do circuito, terceiro lugar no “ESBG – Guaratiba” e ficou em quarto no evento da Associação de Surf da Barra de Guaratiba. Clarinha também já participou de provas nacionais, como etapas do Brasileiro Feminino, em Ubatuba, e do circuito Rip Curl Grom Search.

Clarinha Silva em ação no pico de Guaratiba.

Sobre o futuro, ela diz: “A expectativa é ir melhor do que fui no ano de 2019, pegar experiência, e, se Deus quiser, avançar bateria por bateria e fazer algumas finais”, diz a surfista que tem o pai como o maior exemplo. “Ele sempre me ajuda bastante”, ressalta a atleta.

Sobre o comportamento dos homens no lineup, ela diz: “Normalmente, eles remam junto nas ondas, não dão espaço e até rabeiam, mas quando veem a gente surfando as ondas, eles ficam admirados, aproximam-se para conversar e até elogiam”. Mostrando maturidade, Clarinha crítica o comportamento: “Toda mulher, surfando muito ou pouco, merece seu lugar no lineup, com espaço para errar e acertar, enfim, para evoluir”.

E pra terminar, Clarinha envia uma mensagem para todas as surfistas do país: “Não desistam! Vamos seguir surfando e evoluindo, conquistando nosso espaço! O surfe é minha vida e nunca vou parar!”.

Clarinha Silva: “Nunca vou parar!”.

Ping pong com Clarinha Silva

Nome: Clara Silva

Apelido: Clarinha

Data e local de nascimento: 06/01/2006, no Rio de Janeiro.

Aprendeu a surfar com: 6 anos, com o pai Marquinho Silva.

Posicionamento na prancha: goofy (pé direito na frente).

Picos favoritos para treinar: Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio e Saquarema-RJ.

Melhor onda que já surfou: Marambaia Beach, RJ.

Se não fosse surfista: seria jogadora de futebol.

Outro esporte que gosta: Futebol e skate.

Comida: lasanha e Açaí.

Bebida: suco de maracujá com laranja.

Músicas: Pop internacional e Trap.

Ídolo no surfe: Italo Ferreira.

Ídolo no surfe feminino: Tati West.

Ídolo na vida: meu pai, Marquinho Silva.

Sonho: viajar o mundo surfando.

Família: minha base

Clarinha Silva tem apoio da Rede Daltro Educacional, Indo Dreams Tours, Joca Secco/Wetworks/Rhyno Foam, Atual Clube, Pono beachwear, Sacca Calçados, Soul Fins, Protetor Brazinco, Brotoejol Cosméticos e Higiene Pessoal.