Itanhaense de Surf

Prainha define campeões

Prova decisiva acontece no fim de semana e define os melhores da temporada 2021.

0

A Prainha de Itanhaém (SP), uma das praias mais tradicionais para a prática do esporte, recebeu neste final de semana (18 e 19) a 2ª etapa do Circuito Itanhaense de Surf. A prova foi decisiva e consagrou os campeões Itanhaenses de Surf da temporada.

A competição começou no sábado (18) com ondas pequenas e mexidas devido aos fortes ventos. Já no domingo (19), as ondas ficaram mais consistentes e variaram de 3 a 4 pés.

As direitas proporcionaram um show de surfe nas finais. Na principal categoria (Open), Tierres Alves de Mongaguá foi o grande destaque, venceu e levou para casa um cheque de R$ 1.000,00. Tierres achou as melhores ondas na final e executou manobras com perfeição e radicalidade.

Tierres Alves vence e fatura R$ 1.000,00

Isaac Pereira surfou muito bem, mas não conseguiu achar uma onda decisiva. Por isso finalizou em segundo lugar, o que rendeu o título de campeão Itanhaense de 2021 na categoria. Em terceiro ficou o excelente surfista de Itanhaém, Gustavo Ribeiro, que foi o autor da maior nota do evento 9.77 pontos, conquistada com rasgadas de frontside e finalização com aéreo alto. João Rodrigues, itanhaense que mora na Austrália, com muita garra chegou até a final e conquistou a quarta colocação.

Kauã Campos, de São Sebastião, quebrou as direitas e levou as categorias Sub 16 e Sub 18. Mas o grande campeão itanhaense dessas categorias foi Israel Braga, o mais regular nas duas etapas.

Kauã Campos leva as categorias Sub 14 e Sub 16 da etapa.

Na Sub 14, Murilo Castelã, de Peruíbe, foi o campeão da etapa, seguido de Guilherme Noé que sagrou-se campeão itanhaense. Nóe também fez bonito na Sub 12. Ele não deu chances aos adversários e levou a etapa e o ranking. Gael Della Bela, de Itanhaém, foi mais um competidor local de destaque, subindo no pódio mais alto da Sub 10 na etapa e sendo coroado campeão do circuito.

A cidade de Peruíbe garantiu a primeira colocação na etapa através da excelente competidora Lívia Fugiwara. Ela não deu chances para as demais finalistas. A melhor atleta itanhaense foi Alyra Neri, surfista que só precisou chegar a final para conquistar o título da temporada.

Com um estilo clássico, abusando do Hang Five, Luan Xavier, de Itanhaém, conquistou a primeira colocação no Lonboard. O experiente e competitivo Jonas Lima ficou em segundo lugar e sagrou-se campeão Itanhaense de 2021.

Uma das finais mais equilibradas e emocionantes do evento foi a da categoria Grand Master. Akio Saito estava com as mãos no caneco, porém nos instantes finais Jayme Pereira pegou uma direita salvadora da série e espancou a onda, finalizando com grande estilo e comemorando muito. A onda rendeu 8.57 pontos, nota suficiente para levá-lo para a primeira colocação, e também para ele conquistar o primeiro lugar do ranking da categoria.

Para o Presidente da Associação de Surf de Itanhaém, Alexandre Hadad Turquinho, o Circuito Itanhaense de Surf foi um sucesso. “Fizemos duas etapas excelentes, com o nível técnico altíssimo, excelente estrutura e ótima premiação. Tivemos competidores de várias cidades de São Paulo, que prestigiaram nossos eventos, assim como atletas do Ceará, Bahia e Rio de Janeiro. O surfe de Itanhaém merece um circuito desse porte e ano que vem teremos muito mais”, finaliza Turquinho.

Resultados da 2ª etapa

Categoria Open

1º Tierres Alves – Mongaguá
2º Isaac Pereira Itanhaém
3º Gustavo Ribeiro – Itanhaém
4º João Rodrigues – Itanhaém (Austrália)
Campeão Itanhaense – Isaac Pereira

Sub 18

1º Kauã Campos – São Sebastião
2º Tierres Alves – Mongaguá
3º Yuri Kubota – São Sebastião
4º Israel Braga – Itanhaém
Campeão Itanhaense – Israel Braga

Sub 16

1º Kauã Campos – São Sebastião
2º Tierres Alves – Mongaguá
3º Yuri Campos – São Sebastião
4º Guilherme José -Itanhaém
Campeão Itanhaense – Israel Braga

Sub 14

1º Murilo Castelã – Peruibe
2º Guilherme Noé – Itanhaém
3º Gabriel Ramalho – Itanhaém
4º GiovaniFortes – Itanhaém
Campeão Itanhaense – Guilherme Noé

Sub 12

1º Guilherme Noé – Itanhaém
2º Gael Della Bella – Itanhaém
3º Nathan Felício – Santos
4ºThéo Wizentier – Peruíbe
Campeão Itanhaense – Guilherme Noé

Sub 10

1º Gael Della Bella – Itanhaém
2º Enzo Monteiro – Mongaguá
3º Enrico Pissiquelli – Praia Grande
4º Henzo Alves – Itanhaém
Campeão Itanhaense – Gael Della Bella

Feminino Open

1ª Lívia Fugiwara – Peruíbe
2ª Luany Ribeirinho – Mongaguá
3ª Isadora Diniz – Itanhaém
4ª Alyra Neri – Itanhaém
Campeã Itanhaense – Alyra Neri

Gran Master

1º Jayme Pereira – Itanhaém
2º Akio Saito – Itanhaém
3º Sidnei Oliveira – Praia Grande
4º Ricardo Dias – Itanhaém
Campeão Itanhaense – Jayme Pereira

Longboard

1º Luan Xavier – Itanhaém
2º Jonas Lima- Itanhaém
3º Alemão- Itanhaém
4º Tartaruga – Itanhaém
Campeão Itanhaense – Jonas Lima

Homenageado

Richard Barbosa (Destaque Surf aAaptado)