Ilha Grande

Surf Caiçara rola no Aventureiro

Projeto social realiza Campeonato Surf Caiçara Aventureiro, e reúne iniciantes, locais e surfistas de outras regiões na Ilha Grande (RJ).

0
Competição acontece na Praia do Aventureiro.

No próximo sábado (18) acontece o Campeonato Surf Caiçara Aventureiro, na Ilha Grande (RJ). O evento terá quatro categorias, além de uma Expression Session, e vai reunir iniciantes, locais e surfistas de outras regiões. Com exceção da categoria Open, todas as outras têm inscrição gratuita.

O objetivo é proporcionar aos alunos do projeto social Escolinha de Surf Caiçara a experiência de participar de um evento esportivo, de conhecer atletas e de desenvolver um espírito competitivo saudável.

Os alunos serão divididos nas categorias Feminino e Masculino. A prova também terá a categoria Open, aberto para todos os surfistas, além da Local, para moradores do Aventureiro.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente – SEAS) apoia todas as atividades, o que é muito importante, pois a região está inserida em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, administrada pelo órgão.

O evento conta ainda com o apoio de estabelecimentos de Angra e da Ilha Grande, como Mar de Lopes, Fedrizzi, Rei Surf, Prata Praia, Cheiro da Ilha e Bar do Surf. A agência de turismo Indo Dreams Tours está fazendo uma campanha de doação de pranchas e acessórios para o Surf Caiçara. As surfistas cariocas Clarinha Silva e Luana Paes participarão da etapa servindo de incentivo para os alunos.

Escolinha Surf Caiçara – O projeto social Escolinha Surf Caiçara @surfcaicaraaventureiro nasceu em outubro de 2019 com o objetivo de incentivar a prática do esporte através do surfe, promover a educação ambiental e resgatar a valorização da Cultura Caiçara.

Atualmente, o projeto atende cerca de 28 crianças, todas moradoras da Praia do Aventureiro, local onde o projeto é desenvolvido. O projeto começou através de mão de obra voluntária, doações de equipamentos de amigos e frequentadores do local.

Em 2021, a escolinha foi comtemplada em um edital do TAC Frade que beneficiava comunidades pesqueiras do estado do Rio de Janeiro, minimizando os impactos causados pelo Covid-19. Nessa nova fase, a escolinha foi estruturada com todos os equipamentos de surfe necessários, conseguindo oferecer melhores condições para os alunos.

Serviço

Campeonato Surf Caiçara Aventureiro
Data: 18/09/2021 (Caso as condições climáticas fiquem ruins, o evento pode ser transferido para 25/09/21).
Local: Aventureiro, Ilha Grande (RJ).
Categorias: Feminino com auxílio de Instrutor (exclusivo para alunos da escolinha), Masculino (exclusivo para alunos da escolinha), Local (exclusivo para moradores do Aventureiro) e Expression Session.