The Legends

Hora da decisão em Itajaí

Lendas do surfe nacional se enfrentam no Circuito The Legends, a partir de 11 de junho, na Praia Brava, Itajaí (SC).

0
Rodrigo Dornelles venceu etapa em Torres (RS) e chega forte para a disputa.

Chegou a hora das lendas do surfe nacional se enfrentarem no DadoBier apresenta The Legends Vida Marinha 2021 em Santa Catarina. Após o sucesso da etapa de abertura realizada em Torres (RS) no mês de fevereiro, será a vez da Praia Brava de Itajaí (SC) receber os grandes nomes que fizeram história no surfe brasileiro.

A competição definirá os campeões nacionais de cinco categorias referentes à temporada 2020 do circuito, paralisada em decorrência do Covid-19: Master (a partir de 35 anos), Gran Master (a partir de 40 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Grand Kahuna (a partir de 50 anos) e Legends (a partir de 55 anos).

Todas as vagas estão preenchidas para esta última etapa, com 136 atletas inscritos. A competição começará na sexta-feira, 11 de junho, a partir de meio dia na Praia Brava, e terá uma segunda estrutura armada na praia do Atalaia, em Itajaí. A direção de prova priorizará as melhores condições de onda para as disputas.

Fábio Gouveia é uma das lendas que vão prestigiar o evento.

Celebrando o surfe brasileiro

Com a proposta de um circuito exclusivo para atletas com mais de 35 anos, a primeira edição do The Legends aconteceu em 2017. Os eventos ganharam projeção nacional, o que trouxe surfistas de outros estados para disputarem as provas em Santa Catarina.

“A fórmula do The Legends foi idealizada para os surfistas (ex-profissionais ou não) que tem a competição pulsando nas veias, e ainda sentem aquele frio na barriga quando vestem a lycra do campeonato e vão pra bateria”, declara Fred Leite (Swell Eventos), promotor e idealizador do circuito.

Jihad Khodr tem o selo CT em sua carreira e venceu a categoria Master em Torres.

Atletas que fizeram história nos Circuito Mundial e Brasileiro da Abrasp como Fábio Gouveia, Jojó de Olivença, Rodrigo Dorne;les, Jihad Khodr, Neco Padaratz e Amaury “Piu” Pereira são alguns dos grandes nomes que participam das etapas do Circuito The Legends.

“Não vestia a lycra desde o final de 2019 na etapa da Joaca. Foi muito astral participar do campeonato em Torres (RS) com boas ondas e rever toda a galera”, declara Piu Pereira, que junto com Teco e Fabinho, foram os primeiros brasileiros a competirem integralmente no circuito mundial da extinta ASP na década de 90.

The Legends reconfirmado em Itajaí 

Após a abertura do circuito em fevereiro no Rio Grande do Sul, a etapa seria realizada na semana seguinte em Itajaí. O aumento dos casos de Covid-19 obrigou a Secretaria de Saúde de Santa Catarina a proibir a realização de eventos esportivos por tempo indeterminado no estado.

“Nesse momento de retomada dos eventos de surfe no Brasil, precisamos ter muita atenção e responsabilidade no cumprimento das medidas de prevenção indicadas pelo poder público para que tudo saia de acordo e o evento seja um sucesso”, ressalta Pedro Falcão, diretor executivo da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Jojó de Olivença também já integrou a elite mundial do surfe.

A Secretaria Estadual de Saúde liberou o retorno das competições esportivas no início de maio, desde que todas as medidas preventivas sejam respeitadas pelos organizadores.

Ações como a verificação de temperatura, frequência na higienização das áreas de trabalho e das mãos, utilização de álcool gel, uso de máscaras obrigatório por parte do staff e atletas, distanciamento social, ventilação dos ambientes e higienização das lycras com sabão biodegradável serão algumas das medidas emergenciais de prevenção tomadas pela organização do evento.

Premiação em dinheiro para os finalistas da etapa

O DadoBier apresenta The Legends Vida Marinha 2021 distribuirá no total R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais) de premiação em dinheiro para os finalistas das cinco categorias em disputa, além de kits da Vida Marinha.

Campeões da primeira etapa em Torres

Surfando em casa e diante da torcida, o gaúcho Rodrigo Dornelles foi o destaque em Torres, vencendo as categorias Grand Master e Kahuna. “Pedra” chega como um dos favoritos aos títulos em Itajaí, mostrando estar em forma quando o assunto é competição.

O catarinense Saulo Lyra (campeão Legends), o paranaense Jihad Khodr (campeão Master) e o baiano Jojó de Olivença (campeão Grand Kahuna) completam a lista de peso dos vencedores do DadoBier apresenta The Legends Vida Marinha 2021 realizado em Torres.

Transmissão ao vivo

As emoções da etapa decisiva do Dado Bier apresenta Circuito The Legends 2021 serão transmitidas com exclusividade pelo Canal do Youtube da DadoBier,