Hang Loose Surf Attack

Kainalo é o cara

Com apenas 13 anos e dono de cinco títulos do Hang Loose Surf Attack, Ryan Kainalo é o grande destaque na abertura do circuito em Maresias (SP).

0
Ryan Kainalo participa de três categorias do circuito nesta temporada.

Com apenas 13 anos de idade, Ryan Kainalo já é um dos maiores vencedores na história do Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional circuito de base do País, que há 31 anos vem definindo os campeões paulistas da nova geração.

Em 2019, ele aparece como o grande destaque e competirá em três categorias, incluindo a Júnior (sub 18), duas acima da sua, tendo como prioridade a Iniciante (sub 14), onde ainda não ergueu a taça.

Até hoje, Ryan foi imbatível nas faixas etárias que passou. Foi bicampeão Petit (sub 10), depois ficou com dois títulos na Estreante (sub 12) e também já levou uma faixa etária acima, a Mirim (sub 16), numa campanha muito forte no ano passado, ficando ainda em quarto lugar na Iniciante.

“Vou disputar as três categorias, mas se tiver de priorizar uma, vou escolher a sub 14, porque é o meu primeiro ano e gostaria muito de ter esse título”, avisa Kainalo. “Mas, com certeza, vou batalhar em todas”, reforça o jovem talento, sem demonstrar arrogância.

Atleta tem o suporte do experiente Alex Miranda, pai e treinador.

O surfista que nasceu em São Paulo e se mudou para Ubatuba para se dedicar mais ao surfe sabe da importância de competir e ganhar títulos no Hang Loose Surf Attack, por toda a história que representa nas três últimas décadas, com a revelação e formação de grandes ícones brasileiros, como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo.

“É muito bom saber que estou competindo e, às vezes ganhando, o mesmo campeonato que esses caras que hoje em dia são considerados ídolos no surf e estão no CT. É legal saber isso e é uma motivação para quando estiver lá na frente, que estou fazendo o mesmo caminho”, comenta.

Nos campeonatos, Ryan tem todo o suporte técnico da equipe de Ubatuba e, em especial, de seu pai, Alex Miranda, hoje competidor master e que conhece o “caminho das pedras” na orientação e apoio, seja durante as disputas ou nos treinos. Seja como pai ou como técnico. “Ele sempre está junto. Às vezes a relação é atleta e técnico, outras de pai e filho. Depende muito da situação, mas é bem tranquilo. Ele me dá conselhos e eu faço o que é melhor”, ressalta.

Os dois também estão sempre juntos em viagens mundo afora, como Havaí, Califórnia, Indonésia, aliás o próximo destino do competidor, no final de julho. “Vou para Macarronis, para treinar esquerda, para poder fazer um bom ano”, conta o jovem atleta, que já vem se aventurando em etapas profissionais, inclusive no QS, como o Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha, este ano.

Ryan Kainalo acumula títulos no Hang Loose Surf Attack.

“Estou participando para pegar experiência, para quando for competir já ter uma vivência a mais que os adversários. Gosto de competir contra atletas bons”, afirma Ryan Kainalo, que também elogia a praia sede da primeira etapa do Hang Loose Surf Attack. “Gosto muito de competir em Maresias. Foi onde consegui ganhar alguns campeonatos importantes e ter um dos melhores títulos da minha carreira até agora, o sub 16”, lembra.

A etapa inicial do Hang Loose Surf Attack contará com 230 atletas de várias cidades do litoral paulista e também da capital, bem como representantes de outros estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. Em ação seis categorias, incluindo a Feminina (sub 16).

Todas as disputas terão transmissão ao vivo pela internet, no site da Federação Paulista de Surf. Junto com o surfe, o evento realiza várias ações para os jovens talentos, com jogos, gincanas, brincadeiras e sorteios.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoio: Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Organização: Federação Paulista de Surf.