Rip Curl Grom Search

Sophia tenta o tri

Sophia Medina briga pelo inédito tricampeonato da categoria feminina do Rip Curl Grom Search.

Campeã mais jovem da história, Sophia Medina tenta outro recorde no Rip Curl Grom Search.

Tradicionalmente realizado no verão, com praia cheia e abrindo a temporada, o Rip Curl Grom Search inicia a sua 21ª edição consecutiva neste sábado (25), em Garopaba, Santa Catarina. Pelo segundo ano seguido a Praia da Ferrugem é o palco da primeira etapa do Circuito, reunindo grandes nomes da nova geração, com até 16 anos de idade, e tem previsão de ondas grandes.

Com transmissão ao vivo pela internet, a competição terá dois dias, com 120 participantes de nove estados, divididos em quatro categorias – a Mirim e a Feminina (com limite de 16 anos), a Iniciante (no máximo 14 anos) e a Grommet (12 anos para baixo). Uma das grandes atrações será a paulista Sophia Medina, que depois de ser a mais jovem campeã da categoria, com apenas 12 anos, agora tenta outro recorde.

Ela pode festejar o inédito tricampeonato entre as meninas, para seguir fazendo história no evento, assim como foi com o seu irmão, Gabriel Medina, o primeiro brasileiro a faturar o título na final internacional, em 2010, na Austrália. A atual bicampeã, inclusive, defenderá o Brasil em ondas australianas esse ano, classificada para a final mundial do Rip Curl Grom Search, pelo título de 2019.

No Brasil, só outras duas atletas chegaram ao bicampeonato até hoje – Bruna Schmitz, em 2004 e 2005, e Kayane Reis, em 2013 e 2014. “Eu tenho treinado bastante e vou com tudo para tentar esse tri. A onda da Praia da Ferrugem é muito boa, que eu amo e vou dar meu máximo”, afirma a atleta, local da Praia de Maresias, em São Sebastião.

“Esse título é muito importante. O nível é alto e o Circuito garante a vaga internacional, uma grande motivação. Sem dúvida é um dos campeonatos amadores mais importantes do Brasil e do Mundo”, diz Sophia, que está com 14 anos, chega no litoral catarinense como a atual campeã brasileira sub 16 e também já pensa na disputa do título internacional, em abril, na Austrália. “Estou muito empolgada, meu irmão já ergueu esse troféu e estou muito feliz de ter essa oportunidade”, comenta.

Heitor Mueller é um dos favoritos na Mirim.

Além dela, atletas de ponta estão garantidos na disputa. Na Feminina, a grande rival será Pâmella Mel, que compete em casa e foi a vencedora dessa etapa em 2019. Na Mirim, o paulista Caio Costa é o atual campeão e tem como bons adversários os catarinenses Heitor Mueller, vitorioso na Ferrugem ano passado, e Léo Casal, também Sunny Pires, do Rio de Janeiro, e Yuri Barros, da Paraíba. Na Iniciante, o paulista Murillo Coura aparece como cotado, ao lado do paranaense Lukas Camargo, campeão grommet 2019. Já entre os caçulas, o carioca Nathan Hereda e os paulistas Kailani Rennó e Kalani Robles estão os principais destaques.

Neste sábado, estarão no mar os atletas da Mirim e Iniciante, enquanto que a Feminina e Grommet estreiam no domingo. Nos dois dias, a competição tem início às 8 horas. Além das disputas de alto nível, em ondas desafiadoras, o evento contará com várias ações e atividades fora do mar, confirmando que o Rip Curl Grom Search é “muito mais do que um campeonato de surfe”.

Entre elas, cama elástica, futmesa e distribuição de pipas personalizadas, para diversão da garotada. Na área ambiental, a ONG Eco Local Brasil fará toda a gestão de resíduos, transformando o Circuito em exemplo de sustentabilidade. Também será montado o Mini Museu do Mar, pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, apresentando a biodiversidade marinha da região. Na questão social, todos os atletas entregarão alimentos para doação a entidades assistenciais da região. Para completar a festa, a tradicional confraternização, no sábado à noite, com atletas, pais e treinadores.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl. Patrocínio: GoPro e Brazinco. Apoio: Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping e Prefeitura do Rio de Janeiro. Supervisão: Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos. Cobertura: FMA Notícias. Gestão ambiental: ONG Eco Local Brasil.

Exit mobile version