Rip Curl Grom Search

Murillo ganha confiança

Líder da categoria Iniciante, Murillo Coura busca inédito título do Rip Curl Grom Search neste final de semana (15 e 16) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

0
Murillo Coura chega ao Rio como líder da categoria Iniciante.Matusa Gonzaga / @matusa72
Murillo Coura chega ao Rio como líder da categoria Iniciante.

Nos dois últimos anos o paulista Murillo Coura foi o vice-campeão do ranking, antes, em sua estreia em 2017 foi o terceiro, mas agora está confiante, determinado e preparado para chegar ao inédito título no Rip Curl Grom Search 2020, que terá a etapa final neste final de semana (15 e 16), na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.

O surfista de 12 anos chega como líder da categoria Iniciante (sub 14) e animado por ter vencido nessa mesmo cenário da final no ano passado. Em grande fase, ele é o atual campeão paulista sub 12 e na abertura do Rip Curl Grom Search, em Garopaba, há menos de um mês, foi o vencedor, superando outros nomes de ponta da faixa etária.

“Estou muito feliz com a minha vitória em Garopaba. Não foi fácil, mas deu certo. Estou confiante e focado para a Barra. Treinei bastante. Gosto muito das ondas de lá e tomara que se repita a vitória agora”, diz Murillo. “Sei que esse Circuito representa bastante na minha carreira, porque o Gabriel (Medina) e o Filipinho (Toledo) já ganharam. Para um atleta da minha idade, conquistar este título é muito bom e faz toda a diferença no futuro. Quero muito essa conquista e vou para cima”, reforça o atleta, que já planeja seu futuro, começando justamente pelo Rip Curl Grom Search.

“Quero ganhar agora e depois a sub 16 e ir para a final internacional e seguir o que os brasileiros vem fazendo, até chegar ao grande título mundial, que o Gabriel, o Mineiro (Adriano de Souza) e o Italo (Ferreira) já comemoraram”, argumenta.

Nascido em São José dos Campos, interior de São Paulo, Murillo começou no skate, mas ainda pequeno decidiu pelo surfe e a família ‘abraçou’ o sonho mudando para o litoral, primeiro Ubatuba e depois Maresias, em São Sebastião, mesma praia que Medina mora. O surfista já mostra grande potencial e no Rip Curl Grom Search sempre chegou bem. Em 2017 terminou em terceiro na Grommet.

Murillo Coura vem conquistando grandes resultados nas categorias de base.Matusa Gonzaga / @matusa72
Murillo Coura vem conquistando grandes resultados nas categorias de base.

No ano seguinte foi vice, com vitória do companheiro de treino, Guilherme Fernandes. Já na edição passada, repetiu o segundo lugar na sub12, com o título ficando com o paranaense Lukas Camargo. Também foi o quarto colocado na Iniciante, disputa acima e que está hoje.

Na etapa inicial deste ano foi o vencedor, com o paranaense Ryan Coelho, com quem treina, sendo o segundo, o catarinense Takeshi Oyama o terceiro e o também paulista Kauã Campos, o quarto. Ryan, inclusive, foi um dos destaques da etapa de Garopaba, sendo o único a fazer duas finais, com o quarto lugar na mirim e chega como o grande rival na etapa final.

Atrações fora do mar A etapa final do Rip Curl Grom Search 2020 contará com várias atrações fora do mar, tanto para os atletas quanto para o público que acompanha as disputas. Destaque para a área vip para os competidores, criada junto ao palanque por uma das patrocinadoras do evento, oferecendo frutas aos atletas no café da manhã e estrutura para que todos tenham conforto nos momentos de folga entre as baterias.

Também será oferecido massoterapeuta para recuperação dos competidores e futmesa para diversão nas horas de lazer. Além disso, os surfistas terão pintura de pranchas com o artista Marcello Macarrão e quem estiver na praia poderá se divertir com as pipas personalizadas e na cama elástica. Outra iniciativa importante é a doação de um quilo de alimento não perecível de cada atleta antes de sua primeira participação na etapa, que será destinado a uma instituição assistencial da região a ser definida.

Raspadores de parafina Na questão ambiental, a distribuição de mudas nativas, a limpeza da praia, com a gestão de resíduos feita pela Eco Local Brasil. A atividade feita na etapa inicial, recolheu 138 quilos de detritos, encaminhados para a sobrevida pela ONG e os resíduos plásticos coletados transformados em 150 raspadores de parafina, que serão distribuídos aos atletas inscritos. Uma ação desenvolvida pelo Projeto Raspe Bem, em parceria com a Eco Local Brasil e a Rip Curl.

Rip Curl Grom Search conta novamente com ações ambientais.Matusa Gonzaga / @matusa72
Rip Curl Grom Search conta novamente com ações ambientais.

A gestão ambiental valeu o Selo Zero, emitido pela Eco Local Brasil, significando que todos os resíduos gerados durante o evento no litoral catarinense (secos, orgânicos, descartáveis e outros) tiveram um descarte certificado e sustentável, sem a utilização de aterro sanitário e priorizando a sobrevida de 100% desse material. “Estamos trabalhando para tornar o Rip Curl Grom Search o circuito de surf amador mais sustentável do Brasil”, enfatiza Gonzalez.

Já na parte competitiva, todas as baterias terão transmissão ao vivo. “Os amigos e parentes dos atletas e mesmo os fãs que não estiverem na praia vão poder interagir com o evento, enviando mensagens de texto. Com estas ações estamos mostrando que o Rip Curl Grom Search é muito mais do que um campeonato de surfe”, completa o gerente de marketing da Rip Curl.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl. Patrocínio: GoPro e Brazinco, com apoios de Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos, cobertura da FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.