Down Surf

Festival celebra a alegria

Surfistas com síndrome de down e autismo dão exemplo de amor e superação nas ondas da Atalaia, em Itajaí (SC).

0

Uma celebração ao amor, alegria, superação, inclusão e família. Assim foi a segunda etapa do Down Surf Festival, realizada no último domingo (17), na praia da Atalaia, Itajaí (SC). Atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deram um verdadeiro show de surfe nas ondas.

Antes das baterias, uma animada aula de zumba comandada pela caravana de Curitiba animou atletas e todos que estavam na areia. Com os surfistas devidamente aquecidos, a competição teve início.

Foram 13 baterias de dez minutos, com cinco atletas em cada uma delas. Para Sayane, de 34 anos, que participou pela segunda vez do Down Surf, surfar é muito bom. “É um momento especial para mim. Eu fico muito feliz em participar do campeonato”, afirma.

Para Aderli de Araújo mãe da pequena Beatriz de Araújo, 4 anos, a importância do evento é a socialização. “Tem pessoas que acham que eles (portadores das síndrome de down e autismo) tem que viver em um mundo paralelo. E na verdade nós temos que viver em um mundo onde todos estão. A inclusão começa em casa. Com você levando eles a todos os lugares”, ressalta.

Após a bateria, os surfistas – acompanhados de dois a três professores – saiam da água e iam direto aos árbitros da competição para receber as notas. Foi uma verdadeira chuva de notas 10 para a alegria e emoção de todos.

Na sequênca os competidores recebiam medalhas e muito amor e carinho de suas famílias e dos voluntários. “Como é legal ver todo mundo reunido aqui de novo. Sentir esta energia é muito emocionante”, ressalta Tulio Ferri, professor da escola Surf no Pé, de Balneário Camboriú.

Para a Sara Uchoa, do projeto Onda Azul, de Florianópolis, que trabalha o surfe com crianças com autismo e participou do Down Surf Festival pela primeira vez este tipo ação é muito importante para a inclusão destas pessoas através do esporte.

“Agregar estas pessoas de diferentes núcleos e com diferentes tipos de deficiências é muito importante”. O presidente da Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI, Juliano Secco garantiu que ano que vem, o Down Surf Festival vai acontecer. “Vamos continuar com este trabalho de inclusão e interação com estas famílias. Vamos fazer quantas edições forem possíveis”, garante.

O Down Surf Festival teve o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí – FMEL, ASPI, Amor para Down, Reviver Associação Down, Associação Onda Azul, ALS Transportes, In Screen Comunicação Visual, Super Náutico, Nalu Surf Club, Beneduzzi & Lopes, Escola Surf no Pé, PG Surf Skate e Diversão, Cheff Ricardo, Blue House Produções, Santo Deus, Surf Escola BC, Ocean Drop, Escola de Surf Amigos da Atalaia, Meister Willy Panificadora e Bar do Kao.