Down Surf Festival

Evento promove a inclusão

Campeonato reúne surfistas com síndrome de down e autismo neste domingo (17), na praia da Atalaia, Itajaí (SC).

0
Organização do Down Surf Festival espera mais de 100 competidores nas ondas da Atalaia.

O surfe liberta, transforma, alegra e inclui. Com esse espírito de interação, a segunda edição do Down Surf Festival acontece neste domingo (17), na praia da Atalaia, em Itajaí (SC). As primeiras baterias do evento devem entrar na água a partir das 9 horas.

São esperados mais de 100 atletas dos três estados do Sul. Assim como no ano passado, o Down Surf Festival, que tem a supervisão da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), terá duas categorias: portadores de síndrome de down (70 vagas) e autistas (30 vagas).

O acompanhamento dos surfistas na água será feito por professores das escolas de surfe da região como Surf no Pé, Surf Escola BC, Nalu Surf Club, Escola de Surf Amigos da Atalaia e Associação Onda Azul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento.

O Down Surf Festival nasceu após a ASPI participar de um evento para autistas em Balneário Camboriú, organizado por Tulio Ferri, que teve uma bateria especial para surfistas portadores da síndrome de down.

“A alegria e a energia que aqueles atletas passaram durante a bateria serviram de inspiração para a ASPI realizar o primeiro evento no ano passado”, explica o presidente da ASPI, Juliano Secco.

O Down Surf Festival lembra também o dia internacional da Síndrome de Down, que é celebrado no dia 21 de março. Este ano a organização do evento preparou um show especial com o cantor Cassiano Banasa e muitas outras atividades para diversão dos atletas e suas famílias. O Bar do Kao oferecerá toda a estrutura para as famílias que desejarem passar o dia na praia.

O Down Surf Festival tem o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí – FMEL, ASPI, Amor para Down, Reviver Associação Down, Associação Onda Azul, ALS Transportes, In Screen Comunicação Visual, Super Náutico, Nalu Surf Club, Beneduzzi & Lopes, Escola Surf no Pé, PG Surf Skate e Diversão, Cheff Ricardo, Blue House Produções, Santo Deus, Surf Escola BC, Ocean Drop, Escola de Surf Amigos da Atalaia, Meister Willy Panificadora e Bar do Kao.