Hang Loose Surf Attack

IGM chega forte

Instituto Gabriel Medina compete com 23 atletas na abertura do Hang Loose Surf Attack, em Ubatuba (SP).

0
Equipe do IGM parte para Ubatuba em busca de títulos no Hang Loose Surf Attack.

Assim como no ano passado, o Instituto Gabriel Medina (IGM) terá presença marcante no Hang Loose Surf Attack 2018, o circuito paulista de categorias de base, que tem grande tradição na revelação de novos valores do surfe brasileiro.

Na etapa inicial, que começa nesta sexta-feira (18), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, serão 23 atletas, que viajam em equipe, com transporte, alimentação e hospedagem custeadas através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.

Entre os destaques do time estão Daniel Adisaka, atual campeão paulista sub-16, Caio Costa, Guilherme Fernandes e Sophia Medina, que este ano já fizeram bonito com títulos no Rip Curl Grom Search, outro importante campeonato de base do Brasil e também referência na formação de jovens talentos. “Temos 23 surfistas confirmados e a possibilidade de aumentar esse número com alguns atletas como alternates”, afirma o coordenador técnico do IGM, Alex Leco.

“Estamos confiantes, principalmente pelo bom começo de temporada, nas três competições oficiais que aconteceram, as duas etapas do Grom Search e a abertura do Municipal de São Sebastião”, complementa o técnico, ressaltando que os atletas vêm de um período de treinamento físico intenso, visando a sequência de eventos marcados do final de maio até julho.

Sophia Medina é esperança de pódio na Feminina sub-16.Aleko Stergiou
Sophia Medina é esperança de pódio na Feminina sub-16.

“Com base nisso, a expectativa é muito boa, mas lógico que só se torna realidade com o trabalho sendo continuado dentro da competição. Não adianta uma grande preparação, se abandonar o que foi feito diariamente. Um ponto positivo que pode nos ajudar muito são os atendimentos recentes com o psicólogo do esporte, que passou a atuar no IGM, dando preparação e acompanhamento mental aos atletas”, reforça Leco.

Entre as atrações do evento de abertura está a estreia da Feminina sub-16 e Sophia Medina chega como uma das grandes cotadas, depois de faturar o título nacional do Grom Search. Júlia Duarte é outro nome forte na categoria. Caio Costa que já foi campeão estadual também chega confiante para uma boa apresentação, assim como Daniel Adisaka, que conhece muito bem o pico de Itamambuca.

Retrospecto 2018 Neste ano, o IGM levou sua equipe para três disputas e foi muito bem representado. No Rip Curl Grom Search, foram três títulos, dos quatro em disputa, com uma festa na etapa final, faturando três vitórias e 10 atletas do Instituto entre os 16 finalistas.

Sophia Medina faturou na Feminina (sub-16) e garantiu a vaga para a final mundial do evento em 2019; Caio Costa foi o campeão da Iniciante (sub-14) e ainda o terceiro na categoria acima, a Mirim (sub-16) e, para completar a festa, Guilherme Fernandes levou na Grommet (sub-12), com 100% de aproveitamento.

Já no Sebastianense, “em casa”, foram nada menos que cinco vitórias, duas delas com Caio Costa, o grande nome do evento, competindo nas categorias acima da sua, a Mirim (sub-16) e a júnior (sub-18). Também comemoraram as vitórias Rodrigo Saldanha, na iniciante, Murillo Coura, na Estreante (sub-12) e Júlia Duarte, na Feminina. Em algumas disputas, o domínio foi amplo, como na Iniciante (sub-14) com os quatro finalistas, sendo que dos 12 melhores, dez são do projeto, com domínio total desde a semifinal. Na Júnior (sub-18) outra decisão 100% dos atletas que treinam no IGM.