Itajaí Open

Derek Adriano sai na frente

Derek Adriano vence o Itajaí Open, na Praia Brava (SC), e larga na frente nos rankings da Fecasurf e ASPI.

0
Categoria Open é marcada pelo equilíbrio, porém Derek Adriano se sobressai e leva o prêmio para Navegantes (SC).

Com a vitória no Itajaí Open de Surf, no último domingo (17), na Praia Brava, em Itajaí (SC), Derek Adriano largou na frente no ranking da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e da Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI).

O campeonato reuniu 80 surfistas e contou com a presença de atletas dos três estados da região Sul do país. O Itajaí Open ainda terá mais duas etapas, uma em abril e a última em setembro.

Pódio da categoria Local, com Jonathan Busetti, Johny Bernardi, Dickson Queiroz e Ricardo Tavares.

Os atletas encontraram a Praia Brava com boas ondas e um dia ensolarado. A competição, homologada pela Fecasurf, teve status de 2.000 pontos para o ranking do Circuito Catarinense Amador. Todos os atletas receberam máscaras e tinham à disposição álcool gel, seguindo o protocolo contra a Covid-19.

A categoria Open, que possui o nível mais alto da competição, foi marcada pelo equilíbrio. O atual campeão Jonathan Busetti vinha confirmando o favoritismo, mas na segunda semifinal, ele foi eliminado por Derek Adriano e Pedro Nogueira. Na final, Derek não deu chance para seus adversários e garantiu o prêmio.

Campeão do ano passado, Jonathan Busetti é eliminado na categoria Open, porém leva o título na Local.

Na Local, Busetti teve amplo domínio. A sua melhor nota (7.60) foi maior que a somatória de todos os oponentes. Jhony Bernardi terminou em segundo lugar, Dickson Queiroz em terceiro e Ricardo Tavares na quarta colocação.

A categoria Feminina proporcionou a disputa mais acirrada do dia: Gabriely Vasque e Yasmin Dias brigaram pelo título onda a onda. Mas no final da bateria, Vasque levou a melhor por apenas 0,4 pontos e largou na frente no ranking catarinense. Em terceiro, terminou Cintia Cardoso, seguida da atleta local Joana Machado.

Meninas dão show protagonizando a disputa mais acirrada do dia, entre Gabriely Vasque e Yasmin Dias, com vitória de Vasque por 0.4 pontos.

A categoria Júnior teve como campeão Murilo Brant. O surfista de Barra Velha largou na frente com uma nota 5,57, mas foi ultrapassado por Patrick Plachi, que em duas ondas somou 9,77. Faltando pouco mais de cinco minutos para o término da bateria, Murilo pegou uma onda e tirou 6,33, virando a bateria. Patrick ficou em segundo, seguido por Luã Silveira e Lucas Ramon.

Local de Barra Velha, Murilo Brant tem garra para virar a sua bateria no fim e garantir o primeiro lugares entre os juniores.

Na categoria Petiz, os pequenos surfistas surpreenderam. O campeão Cauã Deminski, de apenas 9 anos, foi o grande destaque, com a maior nota do evento. Na sua primeira bateria, o garoto do Farol de Santa Marta (SC) tirou 8,33 em uma esquerda que tinha quase o triplo do seu tamanho.

Cauã Deminski, de apenas 9 anos, é o grande destaque, com a maior nota do evento. Tirou um 8,33 na categoria Petiz.

Na final, ele manteve o ritmo e somou 13,34 pontos, não dando chances para seus adversários. Matheus Amaral terminou em segundo. Nalu Deminski, irmão do Cauã, terminou em terceiro. Keoni Truz em quarto e a pequena Maya da Silva, de apenas 5 anos, em quinto.